Prefeito de Itu realiza visita técnica a Gruta do Riacho Subterrâneo

Na ultima sexta-feira, dia 17 de junho de 2011, no período da manhã, o Camping Casarão recebeu a ilustre presença do Prefeito da Estância Turística de Itu, Sr. Herculano Castilho Passos Júnior, com o objetivo de efetuar uma visita técnica a Gruta do Riacho Subterrâneo (CNC/SBE: SP 700), patrimônio natural do munícipio, recentemente divulgado a publico.

Prefeito, espeleólogos e convidados reunidos nas proximidades da Gruta do Riacho Subterrâneo. Foto: Fábio Francischinelli

A ocasião contou com a presença de comitiva composta por diversos representantes da prefeitura, entre eles, Antônio Luiz Carvalho Gomes (Secretário de Administração de Itu), Vereador Benedito Roque Moraes (Dito Roque), representando a Câmara de Vereadores, Fábio Grizotto (Secretaria de Turismo), Jonas Soares de Souza (Secretário de Cultura de Itu), Maurício Geraldo da Silva Dantas (Agência Reguladora dos Serviços Delegados representantes da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu de Itu), Osmar Silveira Barbosa (Secretário de Turismo, Lazer e Eventos de Itu), Patrícia Bastos Godoy Otero (Secretária de Meio Ambiente de Itu), representantes do Instituto de Estudos Vale do Tietê – INEVAT, entre outros convidados, reunindo aproximadamente 20 pessoas, que, após o café da manhã, rumaram para a cavidade, acompanhados pelo proprietário do Camping Casarão, Sr. Marcus Lerner, sua Filha Thais Lerner, seu genro Fábio Francischinelli, os espeleólogos Ericson Cernawsky Igual e Ana Cristina Hochreiter do Grupo Pierre Martin de Espeleologia – GPME, e Sandro Secutti, Biólogo do Laboratório de Estudos Subterrâneos do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Prefeito Herculano falando com todos os presentes. Foto: Fábio Francischinelli

Nas proximidades de sua entrada principal, o Prefeito Herculano falou para todos os presentes sobre a importância da descoberta da Gruta do Riacho Subterrâneo para o município de Itu, relacionando a sua posição de Maior Gruta de Granito do Hemisfério Sul e atualmente 6ª maior Gruta de Granito do Mundo, com potencial de alcançar a 3ª posição, à histórica tradição de exageros do munícipio, assim como a relação da cavidade e do entorno a outros projetos de cunho turístico-ambiental. 

Espeleólogo Ericson Cernawsky Igual contando o histórico. Foto: Fábio Francischinelli

Ele repassou a palavra ao sócio fundador do GPME, Ericson Cernawsky Igual que contando com apoio da também sócia Ana Cristina Hochreiter, descreveu um breve histórico do GPME, o projeto de explorações de cavernas graníticas desenvolvido pelo Grupo desde a fundação em 1987, a evolução das descobertas e cadastramentos de cavernas nessa litologia, a primeira exploração da Gruta do Riacho Subterrâneo, a sequência de levantamentos topográficos até alcançar as medidas atuais, finalizando com um panorama das perspectivas de projeção total de desenvolvimento da cavidade e a sua gênese.

O geólogo Maurício Geraldo da Silva Dantas, da Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Itu, em companhia da Geóloga do INEVAT, deram continuidade à questão da gênese da cavidade, expondo aos presentes breves noções sobre a geologia Ituana.

Biólogo Sandro Secutti descrevendo a importância biológica da Gruta do Riacho Subterrâneo. Foto: Fábio Francischinelli

Considerando a relação da cavidade e do entorno a outros projetos de cunho turístico-ambiental, o Turismólogo Fábio Grizotto falou sobre o projeto do Trem Republicano, com circulação em linha férrea de 7,2km ligando os municípios de Itu e Salto, denominação alusiva ao fato histórico da convenção sediada em Itu em 1873, que iniciou movimento pela proclamação da República.

Prefeito Herculano e o Espeleólogo Ericson no interior da Gruta do Riacho Subterrâneo. Foto: Fábio Francischinelli

A palavra foi repassada ao Biólogo Sandro Secutti que descreveu a importância biológica da Gruta do Riacho Subterrâneo, avaliada a partir do levantamento preliminar realizado pelo Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar que contabilizou 98 espécies, numero que deve ser ampliado conforme o prosseguimento dos estudos.

O prefeito Herculano retomou a palavra e enfatizou a importância da conservação da cavidade e seu entorno, e finalizou contando sobre diversos projetos de cunho ambiental, mostrando que a administração do município tem forte compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável.

Foi realizada uma breve apresentação digital do mapeamento topográfico da Gruta do Riacho Subterrâneo e, na sequência, devidamente equipado com capacete e iluminação de espeleologia, o prefeito seguiu para o reconhecimento da cavidade, acompanhado pelos espeleólogos presentes e por parte da comitiva. Foram visitados alguns condutos e salões com a observação de aspectos gerais da cavidade, sua fauna, morfologia interna e depósitos minerais (espeleotemas).

Uma caminhada pelo entorno da cavidade, com a observação da vegetação relicta e outras entradas da cavidade encerrou a visita.

– Saiba mais sobre a Gruta do Riacho Subterrâneo na 2ª edição do Teto Baixo (ISSN 2177-8167), boletim Informativo eletrônico do GPME, disponível em:

www.gpme.org.br/documentos/doc_download/138-teto-baixo-ano-2-numero-2-de-06052011

 – Acompanhe a divulgação da Gruta do Riacho Subterrâneo:

www.blog.gpme.org.br/?page_id=851

One Comment

  1. Arany Tunes 22/06/2011 at 17:54 - Reply

    Conhecer e divulgar é uma ótima forma de preservar nosso patrimônio espeleológico!
    Parabéns a todos que estão envolvidos no projeto!
    Arany Tunes

Leave A Comment