Governador se reúne com técnicos da Unesco para falar sobre o Geopark

Fonte: Capital News

O governador André Puccinelli e representantes da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado participam  no auditório da Governadoria, da solenidade de recepção da Missão da Rede Global Geopark Unesco.

No dia 19, teve início a visita das pesquisadoras Sylvie Giraud (Alemanha) e Marie Luise Frey (França), das Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a Bonito e Jardim. As técnicas, que se reuniram em Campo Grande com autoridades científicas e políticas, estarão em Mato Grosso do Sul até amanhã (22) para uma avaliação do Geopark Bodoquena-Pantanal. Esta visita é uma das etapas da candidatura do Estado à rede global de Geoparques reconhecidos pela Unesco.

As técnicas realizaram visitações a algumas cidades que envolvem a região do Geoparque, como é o caso de Jardim (Buraco das Araras), Bonito (Gruta do Lago Azul e Gruta de São Miguel) e Corumbá (Corumbela).

Geoparques

A proposta dos títulos da Unesco é estimular o envolvimento das comunidades locais de forma sócio-econômica, visando assim a sustentabilidade. As pesquisadoras da Organização encontro em Bonito (MS), onde houve apresentação cultural e artística de crianças e adolescentes dos programas sociais da prefeitura do município em parceria com o Instituto Internacional Visão de Vida.

O Geoparque é uma marca atribuída pela Unesco a uma área onde ocorrem excepcionalidades geológicas que são protegidas e aproveitadas como elementos indutores de educação ambiental e de desenvolvimento sustentável. Um geoparque deve ter limites bem definidos; envolver uma área suficientemente grande para possibilitar o desenvolvimento sustentável; envolver um determinado número de sítios geológicos de especial importância científica, raridade ou beleza e deve ter um papel ativo no processo de educação ambiental e, por meio do geoturismo, no desenvolvimento econômico. Aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos e culturais, também são componentes importantes.

O Geoparque Estadual Bodoquena-Pantanal foi criado pelo Decreto Estadual nº. 12.897, de 22/12/2009 e possui, entre as grutas, pedreiras, baías, minas, cachoeiras, nascentes e monumentos, 45 geossítios já cadastrados e catalogados. A área envolve 39.700 quilômetros quadrados das regiões Oeste e Sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde estão situadas diversas riquezas geológicas, nos territórios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Se o Geoparque Bodoquena-Pantanal for reconhecido oficialmente pela Unesco será o segundo Geoparque das Américas, uma vez que o primeiro é o Geoparque do Araripe, no Ceará, reconhecido no ano de 2006. Ao todo, existem atualmente 57 geoparques espalhados ao redor do mundo.

 

Leave A Comment