Dia do Rio Paranapanema é comemorado em Capão Bonito

Fonte:  Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Autoridades, integrantes da ONG e cidadãos participaram da solenidade

Jango Perna, o poeta do sertão descreveu “o Rio Paranapanema é uma beleza sem igual. Já está recebendo turista que vem lá da capital. Bem cuidado de ONG e pela Polícia Ambiental a água do Rio Panema é igual água mineral”. O dia do rio foi comemorado neste sábado, 27.08, em Capão Bonito, município onde nasce este que é um dos rios mais importantes do interior do Estado de São Paulo.

A cerimônia, organizada pela ONG Olho d’Água, começou às 9h com uma missa, às 10h30 o presidente da ONG, Paulo Fernandes de Moraes, o prefeito Júlio Fernandes Galvão Dias, o vice-prefeito Marco Citadini, e o assessor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, representando o secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes, ressaltaram a importância do rio para a região e para o estado, as ações promovidas para preservação e educação ambiental.

300 alevinos foram soltos para comemorar o aniversário do Paranapanema

Em seguida, autoridades, cidadãos e convidados cantaram “parabéns” para o rio sobre a ponte da SP 250 (Capão Bonito – São Miguel Arcanjo). Na seqüência as autoridades e participantes da ONG soltaram 300 alevinos nas águas.

A data comemorativa foi instituída pela Lei Estadual nº 10.488 de 1999, sancionada pelo então governador Mario Covas, e que designa 27 de agosto como o dia do Rio Paranapanema, o divisor natural dos estados de São Paulo e Paraná, e tido como um dos rios mais importantes do interior do estado paulista.

Autoridades ressaltam importância do rio e sua preservação

O rio Paranapanema nasce na Serra de Paranapiacaba e deságua no Rio Paraná, entre os municípios de Rosana(SP) e Marilena(PR). Paulinho, presidente da ONG Olho d’Água, ressaltou que a entidade nasceu com a conscientização dos cidadãos de que é preciso preservar. “Um dia com alguns amigos reunidos questionamos como pode o rio nascer em Capão e entidades de outras cidades virem cuidar do nosso maior patrimônio. Daí surgiu a  idéia de formar a ONG e nos unirmos a eles. Se nós não tomarmos as medidas que estamos tomando, fazendo o que estamos fazendo, as nossas futuras gerações não verão essas riquezas que estamos vivendo”, afirmou.

ONG estimula conscientização e visa preservação de um dos rios menos poluídos de São Paulo

O prefeito Júlio disse que “com a ONG começou um trabalho de formiguinha. Todos têm orgulho de termos em nosso município a nascente do Rio, mas também entendemos quais são as nossas responsabilidades. Somos parceiros da ONG e queremos, juntos, fazer uma operação de guerra com uma limpeza mais pesada no Paranapanema”.

Citadini, vice-prefeito, afirmou que estão unindo esforços. “Poder público, entidades não governamentais, empresariado, autarquias e institutos. Essa somatória contribui não somente com a representatividade da ação, mas também com melhores e mais profundos resultados na preservação do rio Paranapanema que é cartão postal para o nosso município, gerador de renda, divisas, história e cultura para todo sudoeste paulista”, ressaltou.

O Rio Paranapanema nasce lá no pé da serra, lugar da onça pintada. Aonde os tucanos berram

Luiz Álvaro destacou o potencial turístico da região e a importância de fomentar ações de preservação e educação ambiental. “Capão Bonito está entre três grandes unidades de conservação, o Intervales, o Petar e o Carlos Botelho. É uma região que tem uma riqueza de recursos naturais muito extensa e muito importante para o nosso estado. Essa junção de esforços garante a preservação do Paranapanema e também o fomento do ecoturismo, como uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, englobando a geração de emprego e renda, crescimento econômico da região e preservação ambiental”, afirmou.

Luiz Felipe veste a camisa e ajuda ONG a cuidar da água para a geração dele

O representante da SMA também destacou a educação ambiental. “Temos aqui hoje crianças de diversas idades e de várias escolas da região. Todas as ações que empreendermos visando a preservação dos nossos rios e água – o bem mais valioso do mundo – são para elas. Mas, nada disso vai resolver se não envolvermos elas nessa missão, trazendo-as para participar desse processo e inserindo educação ambiental nas nossas escolas”, explicou Luiz Álvaro.

Uma história de sucesso

No último aniversário do rio, em 2010, voluntários preocupados com seu abandono promoveram a primeira descida ecológica do Paranapanema. Desceram o rio em embarcações coletando todo o lixo que podiam de dentro das águas, o que totalizou um montante de 2.500 kg. Foi nessa descida que o hoje presidente da ONG, Paulo Fernandes de Moraes, junto com Fernando Calderaro, Adauto Vicente da Silva, Carlos Paiva, Paulo Paiva, José Araújo e Célio de Melo decidiram fundar a Olho d’Água do Panema.

Cerca de cinco meses depois, em janeiro de 2011, a ONG organizou a segunda descida ecológica para limpeza do rio, que reuniu 35 pessoas e tirou 200 kg de lixo do rio. A presença de mais pessoas e menos lixo mostra o aumento da conscientização tanto dos moradores das áreas urbanas quanto dos ribeirinhos.

Essa história não termina por aí. “Temos muito a fazer ainda. Unindo esforços e conscientizando a população vamos conseguir manter o Panema como um dos rios mais preservados e sem poluição do Estado”, concluiu Paulinho.

Munícipes assistem a soltura de alevinos de cima da ponte do Paranapanema

Poema: O Rio Paranapanema – Jango Perna, o poeta do sertão

O Rio Paranapanema
Nasce lá no pé da serra
Lugar da onça pintada
Aonde os tucano berra
Desce desviando montanha
Molhando o leito da terra
Nas margens os verdes da mata
E as flores da primavera

O Rio Paranapanema
Ainda não teve desvio
É a mãe que acolhe os filhos
Recebendo outros rio
Vai descendo lentamente
No remanso bem macio
Filho da mãe natureza
Que ainda não poluiu

O Rio Paranapanema
Pela ONG está sendo cuidado
Água pura e cristalina
Não está contaminado
Vai descendo e vai crescendo
Servindo vila e povoado
Regando mata e floresta
E lavoura por todos lado

O Rio Paranapanema
É um rio manso e tranquilo
Onde as capivaras nadam
Porque não tem crocodilo
Os passarinhos bebem água
Junto com anta e esquilo
Onde o pescador pega o peixe
Pra matar a fome dos filhos

O Rio Paranapanema
Quanto mais pra baixo desce
A água vai aumentando
Mais e mais ainda cresce
Quanto mais grande ele fica
Mais ainda fortalece
Gera até energia elétrica
Muitas cidades abastece

O Rio Paranapanema
Vai rodando sem parar
Tem lugar que já precisa
Até balsa para atravessar
Nasce no sudoeste
Passa por muitos lugar
Porque depois de Poricatú
Deságua no Rio Paraná

O Rio Paranapanema
É uma beleza sem igual
Já está recebendo turista
Que vem lá da capital
Bem cuidado de ONG
E pela Polícia Ambiental
A água do Rio Panema
É igual água mineral

O Rio Paranapanema
Tem que ser mais respeitado
Porque do estado de São Paulo
É o rio mais comentado
Capão Bonito é a nascente
Desse rio tão abençoado
É um rio sem poluição
Orgulho do nosso estado

Sou poeta conto história
Das coisas da natureza
Falo dos rios e cachoeira
De tudo quanto é beleza
Não esqueço do sertão
E das manhãs sertaneja
Porque Deus me deu esse dom
Pra escrever o que deseja

Texto: Lukas Campagna

Fotografia: Sabrina e Ana Paula Moraes

Leave A Comment