Gruta do Riacho Subterrâneo na Revista Recreio

Texto: Shirley Paradizo

As cavernas são um dos lugares mais incríveis do planeta. E existe uma mais interessante do que a outra, que guardam segredos e belezas bem peculiares. No topo de montanhas cobertas por neve, em florestas, no gelo ou debaixo do deserto, algumas guardam ainda outras atrações imperdíveis. Conheça um pouco mais sobre elas:

Ai, que medo!

Antigamente, acreditava-se que animais estranhos como dragões habitavam as cavernas. Claro que isso não é verdade, apesar de existirem muitas espécies de animais diferentes – a maioria não tem quase cor nem olhos. Os mais comuns são a salamandra cega, o opilião (um parente das aranhas), o peixe bagre cego e alguns tipos de crustáceos. Há ainda muitos morcegos e insetos esquisitos!

Esculturas fantásticas

Você já deve ter reparado que nas cavernas existem diversas formações estranhas e diferentes. Elas surgem com a ajuda da água da chuva que penetra nas paredes e arrasta partículas das rochas. Esses resíduos se acumulam formando cones grudados no teto (estalactites) ou presos no chão (estalagmites). Elas podem ser transparentes, coloridas e até de gelo.

Túnel do tempo

As cavernas são excelentes lugares para se encontrar pistas do passado da Terra. Protegidas do sol, do vento, da chuva e da neve, elas preservam melhor fósseis de animais, plantas e dos nossos ancestrais. Sem falar que suas paredes costumam guardar desenhos do homem primitivo, que mostram como se vivia há centena de anos.

Veja textos e  galeria de fotos na íntegra em:  Recreio

 

Saiba mais sobre a Gruta do Riacho Subterrâneo na 2ª edição do Teto Baixo (ISSN 2177-8167), boletim Informativo eletrônico do GPME, disponível em:

Acompanhe a divulgação da Gruta do Riacho Subterrâneo

One Comment

  1. Cleci Nymann Lunardi 06/10/2011 at 15:09 - Reply

    AMIGOS, es sumamente importante para mi y para la sociedad Paraguaya de espeleología -sPe- poder deleitarse conmateriles como estos. UN ABRAZO FRATERNO DESDE ASUNCIÓN PARAGUAY

Leave A Comment