A Gruta dos Bugres – Parque Municipal de Pareci Novo, Rio Grande do Sul

Fonte: Jornal do Comércio

Duas grutas incrustadas em enormes rochas de arenito farão parte do futuro Parque Municipal de Pareci Novo, no Vale do Caí, que terá 18 hectares e que será inaugurado em breve. Segundo a tradição oral repassada pelos primeiros imigrantes, elas serviam como moradia aos antigos indígenas ou bugres que habitavam a região.

Foto: PMPN / Divulgação / JC

Nota do GPME: O Grupo Pierre Martin de Espeleologia mantém projeto de levantamento das cavidades naturais do Rio Grande do Sul, aonde já realizamos várias atividades. Em abril desse ano realizamos a Expedição Rio Grande do Sul, aonde focamos conhecer as cavernas localizadas nos pontos extremos do estado.

Para 2012 pretendemos realizar nova expedição, dessa vez com foco na Serra Gaúcha e Região Metropolitana de Porto Alegre, aonde se localiza o municipio de Pareci Novo,  que além das grutas conhecidas no futuro parque municipal, ainda possui referências de cavidades nas localidades de Matiel, Várzea do Pareci, Despique e Bananal, segundo informações colhidas no site da pefeitura do municipio

Saiba mais sobre a Expedição Rio Grande do Sul 2011 GPME

Veja também o resumo do trabalho A importância da prospecção digital e bibliográfica no levantamento do potencial espeleológico; o exemplo do estado do Rio Grande do Sul , apresentado no Carste 2009, III Encontro Brasileiro de Estudos do Carste, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / SESC,  São Carlos – SP, de 30/10/2009 a 02/11/2009, e conheça o histórico iniciado a partir de 1998.

2 Comments

  1. Heinrich Frank 17/03/2012 at 19:12 - Reply

    Olá:

    Quando ocorrerá a expedição de 2012 ?

    Abraço,

    Frank

    • Ericson Cernawsky Igual 19/03/2012 at 18:07

      Olá Heinrich, tudo bom?
      Ainda estamos planejando a data, informamos assim que estiver definida.
      Abraços

Leave A Comment