Uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale, pode ser considerada nos próximos dias como a pior empresa do mundo na realização de sua atividade de mineração.
Entre a Serra de Carajás, no sul paraense ao porto de Itaqui, em São Luís (MA), a empresa foi denunciada por provocar devastação ambiental, trabalho escravo na cadeia de produção do aço, exploração sexual infantil, quebrar várias empresas, além da invasão de terras indígenas, quilombolas e camponesas.
A Rede Justiça nos Trilhos, International Rivers e Amazon Watch são as responsáveis pela indicação da empresa ao prêmio Public Eye Award (Olho do Público) organizado pelas ONGs Declaração de Berna e Greenpeace.
Conhecido como o “Oscar da Vergonha”, o prêmio seleciona anualmente empresas com o pior comportamento social e ecológico. Esse ano a Vale concorre com a Sansung, Barclays, Freeport, Syngenta e Tepco. Independente do resultado, a empresa estará entre as cinco mais nefastas do mundo.
Denúncias
Dados das três organizações que indicam a mineradora ao prêmio, revelam que em 2009 foram 114 milhões de metros cúbicos de efluentes industriais e oleosos despejados nos rios e mares pela empresa. A mineradora utiliza para seus negócios, 1,2 bilhões de metros cubos de água por ano, correspondendo ao consumo médio de água de 18 milhões de pessoas.
A Vale está respondendo a 111 processos judiciais e 151 administrativos. É umas das empresas campeã de multa pelo IBAMA, no entanto, em 2009 não pagou nenhuma.
Para votar na pior empresa do mundo, basta acessar o site: www.publiceye.ch/en/vote
Veja o vídeo em inglês mostrando as mazelas geradas pela Vale:
Leave A Comment