Hoje: Primeira reunião de 2012 do GPME com palestra Expedição Bahia 2011 / 2012

Temos hoje, 19 de Janeiro, a primeira reunião de 2012 do GPME, com Palestra e Apresentação de Fotos.

Local: 1º GB (Corpo de Bombeiros da Vila Mariana) – Rua Domingos de Morais, 2329. A um quarteirão do Metro Santa Cruz, na esquina da Rua Santa Cruz com Domingos de Morais.

Reunião: A partir das 20:00

As 21:30 h está programada a apresentação de fotos e palestra:

“Expedição Bahia 2011 / 2012”

Apresentação com fotos de:

  • Ana Cristina Hochreiter (Nina)
  • Ericson Cernawsky Igual (OvO)
  • Fernanda Tiemi Rocha Komuro
  • Gilson Tinen (GilSan)
  • Hannah Akemi Rocha Komuro

Breve descrição da apresentação:

Gruta da Marca, Central-BA. Foto: Acervo GPME

A região de Iramaia, leste da Chapada Diamantina surtiu interesse para o GPME a partir de 1987, ocasião que diversos membros do grupo atuaram na correção da primeira versão digital do cadastro de cavernas do Brasil, trabalho que gerou a publicação pela SBE do Índice de Dados das Cavernas do Brasil em 1989, reeditado em 1991.

Nessas correções, a Gruta da Lapinha, estimada em 2.000 metros e indicada erroneamente no município de Barra da Estiva foi o elemento que despertou o interesse. Posteriormente, pesquisas bibliográficas de alguns sócios do GPME revelaram que a região possuía grande potencial.

Mas somente no início de 2008 o grupo realizou um ataque a região, confirmando as expectativas com a descoberta da Gruta do Calixto, aproximadamente 2 km de desenvolvimento, e de outras cavidades menores. Em abril de 2008 o grupo retornou a Iramaia numa rápida atividade de acompanhamento científico.

Tafone na Serra do Bugio, Pé de Serra-BA. Foto: Acervo GPME

Cientes do real potencial da região, nesse ultimo réveillon iniciamos projeto sistemático do Carste da região de Iramaia, rendendo como previsto excelentes resultados.

Após a fase Iramaia, parte dos integrantes da expedição continuaram na Bahia e seguiram para Central com o objetivo de conferir uma recente gruta descoberta pelo nosso sócio emérito João de Dira, com mais de 1 km de desenvolvimento.

De Central a equipe seguiu para Pé de Serra, para documentar os imensos Tafoni em granitos, localizados nos Inselbergs, praticamente dentro da área urbana.

Em paralelo ao foco da expedição, não deixamos de aproveitar para registrar a riqueza cultural baiana, assim como degustar a gastronomia regional.

Gruat do Salitre II, Iramaia-BA. Foto: Acervo GPME

Leave A Comment