Bondinho de acesso a Gruta de Ubajara apresenta problemas e está parado há mais de 20 dias

Fonte:  O POVO Online

Não é a primeira vez que a principal atração do Parque Nacional de Ubajara deixa de funcionar. Com o passeio até a gruta comprometido, a visitação no município caiu na Semana Santa. Empresários reclamam

Por causa dos problemas no bondinho, hotéis e pousadas que costumam ficar lotados durante a Semana Santa não tiveram sequer 50% da ocupação este ano

O bondinho do município de Ubajara voltou a apresentar problemas. O equipamento está sem funcionar há mais de 20 dias e, com isso, o passeio até a gruta, principal atrativo turístico do Parque Nacional de Ubajara, está comprometido. No feriado da Semana Santa, comerciantes e proprietários de hotéis e pousadas locais sentiram a redução do número de visitantes no município. Para eles, a baixa procura se deve à impossibilidade de se fazer o passeio de bondinho até a gruta.

Para visitar a gruta de Ubajara, os visitantes costumam descer a trilha a pé, passando pelas cachoeiras, em um trajeto que dura cerca de três horas e meia. A subida é feita pelo bondinho e, sem o teleférico, o passeio se torna praticamente inviável.

Empresário ouvido pelo O POVO que preferiu não se identificar citou o caso de pousadas que estavam lotadas em feriados da Semana Santa em anos anteriores e, em 2012, não tiveram sequer 50% de ocupação. “O passeio mais procurado é o que você desce até a gruta a pé e sobe de bondinho. Para subir, a pessoa não aguenta porque já está cansada”, cita.

A empresária Sérvia Silva Gomes, 45, resolveu passar o feriado com a família na serra e, apenas ao chegar a Ubajara, descobriu que o teleférico estava sem funcionar. “Eu não sabia. Na verdade, eu até já conheço Ubajara e minhas filhas gostam muito de vir pra cá. Foi uma surpresa, porque a atração principal daqui é o bondinho, então fica meio abandonada a cidade, com relação ao turismo”, disse.

Segundo ela, não há qualquer aviso no local informando quando o transporte voltará a funcionar. “A atração turística de Ubajara é o bondinho. A vista é maravilhosa, uma experiência muito linda. Sem bondinho, você fica sem opção. Não dá para ir até a gruta”, explica.

O POVO tentou contato com a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) na tarde da última sexta-feira e do último domingo, mas a assessoria de comunicação não atendeu às ligações. Não é a primeira vez que o bondinho apresenta problemas. Em 2011, o teleférico parou de funcionar por três meses, por causa de uma peça que não havia no mercado brasileiro. Após aquisição da peça, em junho, voltou a operar. A Setur iniciou o processo licitatório para realizar a reforma da estação de passageiros.

 

 

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

O Parque Nacional de Ubajara, onde funciona o bondinho, foi criado em 1959 para preservar a famosa Gruta de Ubajara e também a fauna e flora dos ecossistemas de caatinga e mata úmida. Existem várias trilhas no Parque, onde se encontram cachoeiras, rios e vasta vegetação.

 

Saiba mais

Em 2011, o bondinho de Ubajara ficou sem operar por cerca de três meses para serviço de manutenção corretiva. À época, a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) informou que o teleférico estava sem funcionar por causa da falta de uma peça não disponível no mercado brasileiro.

No último mês de março, o bondinho voltou a apresentar problemas. Segundo funcionários do Parque Nacional de Ubajara, o equipamento já está sem operar há mais de 20 dias, comprometendo o passeio até a gruta e causando prejuízos a empresários locais.

Em dezembro de 2010, a Setur enviou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) o edital de licitação para a reforma do terminal de passageiros do Teleférico de Ubajara. Notícia atualizada no último dia 2 de abril, publicada no site da Setur, informava apenas que o processo licitatório para a reforma da estação já havia sido iniciado.

 

Serviço

Visitação ao Parque Nacional de Ubajara

Quando: terça-feira a domingo
Horário: das 8h às 16h

Outras informações: (88) 3634-1061Lucinthya Gomes – lucinthya@opovo.com.br

2019-03-11T12:21:33-03:00 Categories: Geral|Tags: , , |0 Comments

Leave A Comment