Comissão recebe espeleólogo João Carlos Figueiredo em audiência pública no dia 17 de Abril

Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O ambientalista, espeleólogo, canoísta, mergulhador e montanhista João Carlos Figueiredo é convidado da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele vai participar de audiência pública nesta terça-feira (17/4/12), às 10 horas, no Auditório. A reunião foi solicitada pelo deputado Rômulo Veneroso (PV).

Segundo o parlamentar, o objetivo do encontro é ouvir o convidado, que participou da expedição Meu Velho Chico – da Nascente à Foz, que percorreu 2.800 km do rio São Francisco. O ambientalista vai divulgar os dados coletados na expedição e anotados em livro disponível na internet, em que busca alertar as autoridades e conscientizar a população ribeirinha sobre a situação do rio.

Expedição – Foram quatro meses de trabalho, em que se constatou que as obras de revitalização não atingem as reais necessidades ambientais; as ações sociais não resolvem os problemas fundiários dos quilombolas e indígenas; e a população continua sem consciência do seu papel no processo de preservação. “O Velho Chico míngua a cada ano, perdendo importantes afluentes, sendo espoliado por projetos inconsequentes e contaminado por todo tipo de poluição”, lamentou o deputado.

Convidados – Foram convidados para o debate a gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas – Igam, Lilian Márcia Domingues de Resende; o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga; o indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Carlos Figueiredo; o coordenador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa; a diretora-geral da Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas da AGB Peixe Vivo, Célia Maria Brandão Fróis; o diretor-presidente da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte – Zoológico, Evandro Xavier Gomes; e o comandante do Vapor Benjamim Guimarães, Manoel Mariano da Cunha.

Nota do GPME:

O Grupo Pierre Martin de Espeleologia mantém inúmeros projetos de exploração espeleológica na bacia do São Francisco, com destaque para a região da Serra da Canastra e região de Varzelândia, Ibiracatú e Jaíba em Minas Gerais, e a Serra do Calcário, nos municípios baianos de Central, Itaguaçu da Bahia e Jussara.

Veja mais:

Topografia da Lapa da Figueira (Varzelândia – MG), que contou com a participação do ilustre Sr. Michel Le Bret, em 2004:

Leave A Comment