Webventure: Evento em homenagem a Pierre Martin recebe apoio da federação francesa de espeleologia

Fonte: Webventure

Por Pedro Sibahi | 08/05/2012

Homenagem acontece no Instituto de Biociências da USP

Se estivesse vivo, o francês Pierre Martin, que foi um dos pioneiros da exploração de cavernas no Brasil, estaria completando 80 anos. Para não deixar a data passar em branco, o grupo de espeleologia que leva seu nome, o Grupo Pierre Martin de Espeleologia (GPME), vai fazer uma homenagem no dia 12 de maio.

O evento, que recebeu recente apoio da Federação Francesa de Espeleologia, terá o formato de uma reunião informal. A ideia é que os participantes tragam imagens, documentos e histórias para rememorar os feitos de Pierre.

Para tanto, a federação francesa contribuiu com os contatos de espeleólogos que trabalham em cavernas que foram visitadas pelo homenageado. Outro grupo francês, o Hauteville-Lompnes, mandou material sobre a primeira caverna que Pierre explorou na vida, a Grotte de Jujurieux, na França.

Outra entidade que está dando apoio institucional é a Fundação Florestal, órgão conservacionista do Estado de São Paulo, além das administrações dos parques estaduais Petar e Intervales, ambos no sul do estado.

Questionado sobre uma possível falta de apoio financeiro por parte das federações internacionais, Ericson Cernawsky Igual, sócio fundador do GPME, esclarece que o grupo não está preocupado com dinheiro, até porque o evento não tem custo e a entrada é gratuita.

“O importante é deixar claro para a comunidade espeleológica que a gente tem o respaldo de entidades e instituições de notório reconhecimento, e isso só engrandece o evento e mostra que a gente não está fazendo uma brincadeira”, explica.

A homenagem a Pierre Martin vai acontecer no Anfiteatro da Zoologia do Instituto de Biociências da USP-SP, na Cidade Universitária, no Butantã, São Paulo, a partir das 13 horas (veja mais detalhes no link acima).

Leave A Comment