MG abre receptivo turístico na Gruta Rei do Mato

Hoje, às 15h, acontece a inauguração do Receptivo Turístico do Monumento Natural Gruta Rei do Mato, no município de Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais. O evento será realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas. A informação é da Agência Minas.

Um dos pontos mais visitados de Minas Gerais, com 25 mil visitantes/ano, o Monumento Natural passou por um processo de reestruturação no primeiro semestre de 2010, e agora contará com auditório, com capacidade para 120 pessoas, uma sala de exposição permanente, áreas de exposições livres, nova bilheteria, lanchonete, área administrativa, banheiros, vestiários, brigada de incêndio e ecoloja. O investimento de cerca de R$ 2 milhões foi realizado por meio de recursos do governo do Estado.

“Além de permitir um melhor atendimento aos visitantes, a nova estrutura vai possibilitar um bom trabalho de educação ambiental e conscientização”, ressaltou a gerente da Unidade de Conservação, Patrícia Reis Pereira. Ela destacou, ainda, o novo sistema de iluminação da gruta, em funcionamento desde julho de 2010, que conta com iluminação fria, de Led, que não causa impacto para a cavidade natural.

Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a gruta impressiona pela dimensão, com 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis por meio de passarelas e escadarias, e pela profundidade dos salões, com desnível de 30 metros. O espaço possui quatro salões com pinturas rupestres de oito, seis e dois mil anos e formações de estalagmite e estalactite. Destacam-se as Colunas Gêmeas, com aproximadamente 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro.

Reproduzido de:

www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/mg-abre-receptivo-turistico-na-gruta-rei-do-mato_64058.html?pesquisa=1

Publicada em 17/12/2010 08:56:00

Leave A Comment