Especialistas preparam plano para o parque de Furna Feia

Fonte: Terra

O mais novo parque nacional é o de Furna Feia, no Rio Grande do Norte. A sua criação é resultado principalmente dos esforços dos servidores da base avançada do Centro Nacional de Conservação e Pesquisa de Cavernas Cecav), em Natal. “Com a criação do Parque Nacional da Furna Feia, temos a oportunidade única de conciliar conservação da natureza com utilização sustentável do patrimônio natural, por meio do uso indireto – turismo nas mais diversas formas: ecológico, rural, de aventura”, diz o analista ambiental e chefe da base avançada do Cecav na região, Diego de Medeiros Bento.

O parque tem uma área total de 8.494 hectares. Com a conclusão dos estudos em andamento, será estabelecido o plano de manejo, que vai definir como será utilizada a Unidade de Conservação, quais áreas serão abertas ao turismo, quais ficarão para pesquisa e onde serão construídas a sede administrativa, o centro de visitas etc.

A Furna Feia é a maior caverna da área, a mais conhecida e com maior potencial turístico. Sempre foi chamada por esse nome, segundo relatos dos moradores mais antigos da região. Furna é uma designação local para caverna. Segundo os moradores mais antigos, o nome “feia” vem desde a sua descoberta (por volta de 1940), pois, ao entrar na caverna, as pessoas sentiam medo devido ao escuro e à presença de animais como cobras e morcegos. Mas, de feia, a caverna não tem nada, é uma das mais belas do Rio Grande do Norte. Apesar disso, a prioridade de nomes na hora de se cadastrar oficialmente uma caverna é justamente a denominação pela qual ela já é conhecida pela população local.

Leave A Comment