Espeleólogos participantes do 12º Simpósio Internacional de Pseudocarste visitam Gruta de Boivão em Portugal

Fonte:  Correio do Minho

Um grupo de espeleólogos internacionais vai visitar e descer hoje a uma das grutas do Castelo Natural de Boivão, no âmbito do 12º Simpósio Internacional de Pseudocarste que está a decorrer na vizinha cidade de Tui, Espanha.
A gruta granítica de Boivão, conhecida por “O Forno”, desenvolve-se ao longo de 30 metros verticais foi a primeira cavidade pseudocárstica a ser investigada em Portugal. Este é um importante depósito de ópalo (pseudo-helíctitas tipo asta).
O Castelo da Furna é um afloramento de granito incrível, com uma complexa rede de falhas e com um grande número de cavidades naturais que apresentam ricos testemunhos históricos com comprovada ocupação já desde a Idade do Bronze.
Este encontro internacional reúne os principais especialistas mundiais no estudo de grutas graníticas, representativos de 10 países e pertencentes a oito universidades e centros de investigação.
A iniciativa é da Comisión do Pseudocarste da União Internacional de Espeleologia, do Club Espeleolóxico Maúxo de Vigo e do Instituto Universitario de Xeoloxía da Universidade da Coruña.

 

Nota do GPME: 

O Club Espeleológico Mauxo é parceiro do Grupo Pierre Martin de Espeleologia com apoio no desenvolvimento dos estudos de cavidades naturais subterrâneas graníticas.

Leave A Comment