Furna do Abel (Ilha da Graciosa – Açores) e a formação de tubos de lava

As cavidades vulcânicas, não sendo fenómenos geológicos muito comuns, encontram-se em locais do globo onde o magma ascende à superfície, como por exemplo nos Açores, Canárias, Islândia, Itália, Estados Unidos, Japão, Quénia e Coreia.

O arquipélago dos Açores, dada a sua natureza vulcânica e a presença de escoadas lávicas basálticas, apresenta um diversificado património espeleológico.

Podem considerar-se dois tipos principais de cavidades vulcânicas:as grutas ou tubos lávicos e os algares (terminologia para abismos utilizada em Portugal e Açores) vulcânicos.

Os tubos lávicos resultam do arrefecimento das zonas da escoada lávica em contacto com o ar e as formações envolventes (laterais e em profundidade), formando-se uma crosta mais ou menos endurecida, debaixo da qual continua a escorrer lava ainda quente e fluida. Posteriormente, devido a uma diminuição nas emissões a partir da boca eruptiva, há um abaixamento do nível de lava no interior do tubo, com a formação de um vazio sob a crosta superficial já solidificada. Quando a erupção vulcânica termina, fica formada a gruta ou tubo lávico, podendo, mais tarde, ocorrer abatimentos do tecto, com a formação de skylights ou clarabóias. Com o decorrer do tempo ocorre, ainda, a colonização dos campos lávicos por plantas, em especial junto às aberturas da gruta.

Esquema geral da formação dos tubos lávicos

FURNA DO ABEL

A Furna do Abel é um dos maiores tubos de lava inventariados na Graciosa, situada na Canada das Furnas. Também conhecida como Furna do Lavar ou Furna do Roque, apresenta secções com tetos altos e largos, possui algumas claraboias provenientes do abatimento do teto em pontos distintos.

Uma das coisas únicas desta furna / cavidade vulcanica é a existência no que concerne à fauna cavernícola de uma espécie endémica, a Aranha “Gen. Sp. (n.sp.) que integra a lista de espécies da ilha Graciosa e que pode ser encontrada na Furna do Abel.

Briófitos – Furna do Abel

Conocephalum conicum

Epipterygium tozeri

# Fissidens coacervatus

# Frullania azorica

# Frullania microphylla

Hypnum cupressiforme

Porella obtusata

Radula lindenbergiana

# Radula wichurae

Scorpiurium circinatum

Outro factor único que pode ser observado na gruta e constatado no quadro acima, existem 10 espécies de briófitos classificadas na Lista Vermelha de Briófitos da Europa (ECCB, 1995) quer pelo seu grau de raridade, quer pela sua distribuição restrita (espécies endémicas da Macaronésia ou da Europa)

 

Extraído e adaptado de : GEOCACHING

Leave A Comment