Lavras de calcário ameaçam invertebrados cavernícolas do Vietnã

Foto: Shandchem/flickr

Centenas de espécies que vivem em cavernas calcárias no sul do Vietnã estão sob ameaça devido à alta demanda de cimento em uma região com economia em expansão.

As cavernas de Hon Chong, um dos poucos afloramentos calcários do sul do Vietnã, são alguns dos mais ricos ecossistemas do mundo, lar de centenas de espécies de invertebrados como aranhas, ácaros e centopeias que não são encontradas em nenhuma outra parte do planeta.

Holcim Vietnã, uma empresa conjunta suíço-vietnamita, que começou a minerar 200 hectares do calcário de Hon Chong em 1997, recebeu repetidas advertências sobre a ameaça que suas lavras representam para os invertebrados cavernícolas de Hon-Chong.

Por outro lado, a Holcim Vietnã alega que segue os mais elevados padrões internacionais de responsabilidade social e ambiental e que está trabalhando para compensar os danos causados ao calcário de Hon Chong por suas operações.

Embora a empresa esteja ajudando com um projeto de realocação de macacos raros que vivem nas proximidades das cavernas e com doações para um projeto de conservação de grous (pássaros) de ambientes alagados, os pequenos invertebrados cavernícolas estão sendo ignorados.

“O problema é que cavernas calcárias não possuem animais ou plantas carismáticos que sensibilizem o coração das pessoas caso morram, -Peter Ng Kee Lin, Biólogo da Universidade Nacional de Singapura” 

Como os depósitos calcários da região localizam-se em terrenos de topografia acidentada eles foram poupados do desenvolvimento agrícola, deixando as cavernas como ilhas isoladas de biodiversidade, cheias de organismos ainda desconhecidos para a ciência.

“Seria como se uma empresa fosse minerar em Galápagos um pouco antes da chegada de Charles Darwin, -Toni Whitten, Diretor Regional Ásia-Pacífico da Fauna&Flora International” 

Infelizmente para as pessoas que tentaram salvar a área nos últimos 15 anos, poucos aliandos foram encontrados no governo, indústria ou entre os moradores locais.

Bichos de caverna vietinamitas ameaçados atraem pouca simpatia  [Yahoo! News]

Este artigo é resultado da tradução pelo GPME da seguinte fonte: Caving News

Caso queira utilizar nosso texto traduzido, por favor lembre-se de referenciá-lo!

Leave A Comment