Os impactos do fechamento de cavernas em National Forest Lands – EUA

Foto: ggallice/flickr

Foi recentemente lançado um relatório de estudo de valores socioeconômicos de cavernas de áreas pertencentes ao Governo Federal dos EUA (National Forest Lands).  NT: trata-se de uma classificação diferente da classificação de parques federais/nacionais. O uso comercial destas áreas (National Forest Lands) é permitido e em muitos casos incentivado, enquanto que nos parques nacionais (National Parks) não é permitido.

Realizado pelo cientista social Neal Christensen, do Christensen Research, e por Cynthia Sandeno, coordenadora do Carste e Cavernas Nacionais do U.S.Forest Service, o relatório foca especificamente cavernas da Monogahela National Forest de West Virginia, que devido a Síndrome do Nariz Branco, está fechada desde 2009.

Para entender a importância das cavernas da Monogahela National Forest para a comunidade espeleológica, os pesquisadores entrevistaram espeleólogos e analisaram suas respostas.

Resultados

Os resultados das análises indicam que de fato os fechamentos tiveram impactos sociais nesta comunidade. Espeleólogos em geral tem um sentimento de perda devido aos fechamentos; perda de oportunidades de recreação, de guiar grupos e também do senso de pertencer ao local.

As entrevistas também sugerem uma paixão genuína e preocupação entre os espeleólogos com a saúde do ambiente cavernícola, especialmente das cavernas de maior vulnerabilidade aos impactos negativos humanos, como vandalismos, pois as cavernas estão fechadas à comunidade espeleológica (que não está conseguindo acompanhar se há ou não depredações).

Por outro lado, impactos econômicos do fechamento das cavernas são pequenos e limitados a poucos comércios como pousadas e restaurantes locais.

Indo além, o relatório recomenda que administradores que estão tomando decisões a respeito da proteção destes recursos tenham consciência dos valores socioeconômicos em jogo e que estes administradores deveriam conhecer e considerar a importância destes locais públicos para a comunidade espeleológica.

O relatório ainda sugere que, para melhor manejo para cavernas e morcegos, espeleólogos deveriam se comprometer com o planejamento e implementação na condução de grupos.

Social and Economic Values of Caves on National Forest Lands: The Case of the Monongahela National Forest (via National Speleological Society – Pagina Síndrome do Nariz Branco)

Esta notícia é resultado da tradução pelo GPME da seguinte fonte: Caving News

Caso queira utilizar nosso texto traduzido, por favor lembre-se de referenciá-lo!

Leave A Comment