O Grupo Pierre Martin de Espeleologia (GPME) realizou no dia 27 de Outubro de 2012 a Oficina Sistemas Cársticos, exclusivo para associados do Grupo e parceiros, contando com a presença de 41 participantes, entre integrantes do GPME, Espéleo Grupo Japi (EGJ), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE – USP), Clube Alpino Paulista (CAP), Laboratório de Fauna Subterrânea do Instituto de Biociências USP e Fundação Florestal.
A oficina ocorreu no Auditório do Instituto Geológico (IG) da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, espaço cedido em colaboração ao GPME, por intermédio do Dr. José António Ferrari.
A programação teve início às 14h30min e contou com duas palestras:
• O sistema cárstico – conceitos e práticas para a prospecção espeleológica – Dr. José Antonio Ferrari / Instituto Geológico, Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.
• Peixes subterrâneos como indicativo de conectividade em sistemas espeleológicos – Sandro Secutti / Laboratório de Fauna Subterrânea, Instituto de Biociências, USP.
Na sequência das palestras, após coffee break, a sessão participativa tomou conta do restante da tarde prosseguindo até às 19h30min.
A oficina teve o objetivo alcançado com pleno êxito, ampliar os conhecimentos sobre Sistemas Cársticos e Espeleológicos com foco nas prospecções e explorações.
Nas semanas anteriores ao evento uma série de artigos relacionados ao tema, partindo dos conhecimentos básicos sobre carste, foi distribuída aos participantes visando uma maior compreensão e melhor aproveitamento do evento.
Essa oficina faz parte de uma série de eventos técnicos internos que o GPME está organizando, todos com o objetivo de promover a qualificação e incrementar os conhecimentos dos sócios sobre os diversos campos de atuação da espeleologia.
Agradecimentos especiais do GPME ao Dr. José Antônio Ferrari, ao Instituto Geológico, ao Sandro Secutti e a todos os participantes.
Leave A Comment