Novas espécies de ‘Collembola’ encontradas em grutas na Espanha

Fonte: Ciência Hoje (Portugal)

Investigadores descrevem ‘Pygmarrhopalites maestrazgoensis’, ‘P. cantavetulae’ e ‘Oncopodura fadriquei’ na «Zootaxa»

Uma das espécies descritas é a ‘Pygmarrhopalites maestrazgoensis’

Uma equipa de cientistas da Universidade de Navarra e da Associação Catalã de Bioespeleologia descobriram três novas espécies da ordem ‘Collembola’ nas grutas de Maestrazgo (Espanha). A descrição está já publicada na Zootaxa. Estes pequeníssimos artrópodes pertencem a um dos grupos dos animais mais antigos da Terra.

As grutas da Maestrazgo situam-se numa região onde a fauna está muito pouco estudada. É um lugar isolado a uma altitude que vai dos 1550 aos 2000 metros. O seu clima pode ser descrito como extremo, atingindo os 40 graus no Verão e os 25 graus negativos no Inverno. No interior das grutas as temperaturas mantêm-se constantes – entre 5 e 11 graus.

Estudar a fauna destas grutas permite ampliar o conhecimento da biodiversidade. As espécies agora descritas são organismos que vivem isolados do exterior há milhares de anos. São ‘relíquias’ que sobreviveram às alterações climáticas que ocorreram no exterior, explica Enrique Baquero, autor do trabalho, juntamente com Rafael Jordana.

O fundamental é estudar as adaptações ao habitat das cavernas destas espécies. “Tal como outros animais adaptados à vida das grutas, estes necessitam de uma maior sensibilidade química, já que não pode utilizar a vista devido à ausência de luz”, explica Baquero.

Estes artrópodes hexápodes pertencem a um grupo paralelo ao dos insectos, dos quais se diferenciam por serem mais primitivos – pela ausência de asas, diferente estrutura da boca, a presença de tubo ventral e um apêndice no abdómen que serve para se impulsionarem.

As três novas espécies que se descrevem na investigação estão separadas filogeneticamente umas das outras. Foram baptizadas como ‘Pygmarrhopalites maestrazgoensis’, ‘P. cantavetulae’ e ‘Oncopodura fadriquei’.

Os investigadores também encontraram na gruta exemplares de outras cinco espécies já descritas em grutas mais ou menos próximas.

Link para download do artigo na Zootaxa

Leave A Comment