PETIÇÃO AVAAZ: Novo prédio para o Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Com o Projeto de Lei 604/2012, o Instituto Geológico terá de ser desalojado. O Instituto Geológico precisa de ações urgentes para a aquisição de novo prédio e mudança adequada de suas instalações técnicas e de pesquisa científica, que englobam Laboratórios, Acervos e Coleções Científicas, Biblioteca, Mapoteca, Acervo Histórico, além da construção do Laboratório Litoteca com verba já aprovada pela FINEP no valor de R$ 1.050.432,00. É necessário um prédio apropriado que permite o desenvolvimento de pesquisa científica e de inovação tecnológica em Geociências no Estado de São Paulo.

Por que isto é importante

O Instituto Geológico é uma importante instituição de pesquisa do Estado de São Paulo, cuja origem remonta a 1886. Vinculado a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, o Instituto Geológico representa o esforço mais antigo da pesquisa científica no Estado de São Paulo. O IG é uma das instituições do país que possui espectro mais abrangente de atuação em Geociências, com aplicação ampla e diversificada para diferentes finalidades. Possui um corpo técnico altamente capacitado e qualificado para desenvolver as atribuições institucionais, e com capacidade de atuação em diversas áreas, tais como Geologia, Geologia de Engenharia e Ambiental, Hidrogeologia, Recursos Minerais, Paleontologia e Bioestratigrafia, Geomorfologia, Climatologia, Dinâmica de Uso e Ocupação Territorial, Geoprocessamento, Investigações Subterrâneas, Monumentos Geológicos e Museu Geológico. Como é a instituição mais antiga na área das Geociências no Estado de São Paulo, o IG possui um riquíssimo patrimônio em Acervos e Coleções compostas de publicações, imagens, mapas, fotos, documentos, minerais, rochas, laminas petrográficas, fósseis, objetos e materiais afins.

Link para assinatura no AVAAZ

Desde a sua fundação, o Grupo Pierre Martin de Espeleologia sempre esteve próximo ao Instituto Geológico.

No final da década de 80 e começo da década de 90, com apoio do Instituo Geológico nossas reuniões eram realizadas no Museu Geológico da Água Branca, espaço que ocupamos durante quase 3 anos. Lá também realizamos o 3° EPELEO, (Encontro Paulista de Espeleologia), entre outras reuniões, cursos, etc…

Em paralelo o GPME realizou trabalhos conjuntos com o Instituto Geológico em Salto – SP e Núcleo Caboclos no PETAR.

Recentemente tivemos apoio para realização de uma oficina interna do grupo no auditório da Água Funda. Veja: GPME realiza oficina interna sobre Sistemas Cársticos

Entre tantas outras ocasiões que o grupo pode compartilhar da estrutura, apoio e companheirismo da equipe de funcionários do Instituto Geológico, ao qual somos muito gratos!

O GPME APOIA ESSA CAUSA!

One Comment

  1. Mauricio Marinho 04/12/2012 at 10:27 - Reply

    Parabéns pela iniciativa de apoio ao Instituto Geológico!

    Trabalhei 5a anos no IG…Uma equipe dedicada e batalhadora nas Geociências e que possui um dos acervos historicos mais importantes do país…Os arquivois da Comissão Geografica e Geologica (que deu origem a importantes centros de pesquisa do estado de SP) e que fica hoje numa sala climatizada e que obteve recursos da FAPESP…Biblioteca de referencia na área.

    O IG possui um rico acervo e tb laboratorios de pesquisa com diverso equipamentos.

    Faz-se necessario um espaço adequado para garantir a continuidade e condições adequadas para funcionamento da instituição que mantém suporte vital ao programa de prevençao de riscos geológicos na Serra do Mar e e outras regiões e que atua em estreita cooperação com a Defesa Civil.

    São diversos projetos de pesquisa básica e aplicada e de importancia estratégica para o Estadio que o IG desenvolve e com um quadro especialiuzado de pesquisadores e assistentes técnicos com especialização em diversas áreas incluindo a pesquisa ao patrimônio espeleológico e sistemas carsticos.

    Considero um absurdo a privatização dos espaços da Secret. de Agricultura e Abastecimento e tb de diversas instituições que funcionam lá. Mas pelo jeito o trator desenvolvimentista vai atropelar todos que tentarem resistir.

    O minimo de decência do governo do Estado de SP é assegurar condiçõres de pleno funcionamento e apoio financeiro, humano e politico ao IG.

    Abs. Maurício Marinho

Leave A Comment