São Paulo apresenta resultados dos investimentos em ecoturismo

Fonte: Governo do Estado de São Paulo – Sistema Ambiental Paulista

A Secretaria do Meio Ambiente – SMA realizou nesta quarta-feira, 30, o Seminário de Encerramento do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica no Estado de São Paulo. Nesta oportunidade, foi apresentado um balanço dos trabalhos e foram avaliados os resultados das ações realizadas pelo projeto. Também foram lançados produtos de divulgação dos Parques – vídeos institucionais, aplicativo para smartphones e tablets, mapas turísticos e website.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o Projeto de Ecoturismo “vai ao encontro do protagonismo paulista nas políticas ambientais”. Para ele, os resultados do projeto vão muito além dos números apresentados, uma vez que suas ações ajudaram a mudar a ideia de que o turista seria alguém que agride as áreas de proteção. Com o projeto, o turismo passou a ser visto como uma estratégia na conservação da biodiversidade, aliando sustentabilidade ambiental e geração de emprego e renda. O Secretário destacou ainda a importância do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) enquanto parceiro de projetos de grande relevância no estado de São Paulo.

A especialista sênior do BID, Annette Killmer, afirmou que o projeto tem “resultados de altíssima qualidade, que devem dar orgulho à Secretaria do Meio Ambiente e à Fundação Florestal”. Destacou ainda que o casamento entre conservação e turismo gerou produtos turísticos de qualidade, que devem servir de exemplo para os outros estados.

Para o Diretor Executivo da Fundação Florestal – FF, Olavo Reino Francisco, a parceria da

SMA com o BID ajudou a mudar a visão que a FF tinha do ecoturismo. “Antes os parques estaduais eram tratados mais como centros de pesquisa do que como locais para visitação. A abertura dessas unidades à visitação pública provocou dois efeitos simultâneos: a presença dos turistas ajudou a inibir atividades ilegais nas áreas de conservação, uma vez que há aumento da fiscalização e, ao mesmo tempo, o ecoturismo passou a ser uma oportunidade de geração de emprego e renda para as comunidades do entorno”, afirmou.

Sobre o aspecto social do envolvimento das comunidades do entorno, a coordenadora do projeto, Luiza Saito, afirmou tratar-se de “um projeto que cuida do meio ambiente e das pessoas que dele dependem” e que o BID foi um “parceiro incansável para que os objetivos pretendidos fossem atingidos”.

O Projeto

O Projeto de Ecoturismo foi realizado por meio de um contrato de empréstimo firmado entre o BID e o Estado de São Paulo, por intermédio da SMA. O contrato foi firmado em fevereiro de 2006 e as atividades do projeto se encerraram em dezembro de 2012. O valor total do empréstimo foi de US$ 9.000.000, com contrapartida do Estado no valor de US$ 6.000.000.

O Projeto objetivou estruturar os seis parques estaduais participantes, tornando-os produtos turísticos para atrair, reter e satisfazer um mercado diversificado de visitantes, visando consolidar a vocação do turismo sustentável em suas áreas de influência, tratando-se, pois, de uma estratégia de conservação da Mata Atlântica e de apoio ao desenvolvimento socioeconômico das regiões onde os parques estão localizados.

Os parques envolvidos são: Parque Estadual Caverna do Diabo, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Parque Estadual de Intervales e Parque Estadual de Ilhabela. A área de influência do Projeto abrange os seguintes municípios: Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Capão Bonito, Eldorado, Guapiara, Iguape, Ilhabela, Ilha Comprida, Iporanga, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo, Sete Barras e Tapiraí.

Os objetivos específicos do Projeto foram: melhorar os equipamentos turísticos e a organização dos parques estaduais para a gestão do ecoturismo; organizar e consolidar o produto turístico na área de influência direta do Projeto; e fortalecer a capacidade de gestão do ecoturismo na própria SMA, na FF – órgão gestor dessas unidades – e nos seis parques beneficiados pelo Projeto.

Entre as ações executadas estão: implantação e reforma da infraestrutura para visitantes, com construção e reforma de pousadas, restaurantes e centros de visitantes; implantação de sinalização bilíngue e de exposições temáticas; implantação e intervenções em trilhas; instalação de estruturas de visitação na Estrada Parque da Macaca; realização de cursos de capacitação para comunidades locais, microempresários da área de turismo e gestores públicos; divulgação dos Parques por meio de campanha publicitária, criação de identidade visual, entre outras ações.

Texto: Anna Karla Moura

Fotos: José Jorge/SMA e Evandro Monteiro

Galeria de fotos:

Caverna do Cafezal - PETAR

Caverna do Cafezal – PETAR

Abertura do evento

Abertura do evento

Luiza Saito, coordenadora do Projeto de Ecoturismo

Luiza Saito, coordenadora do Projeto de Ecoturismo

Seminário de Encerramento do Projeto de Ecoturismo

Seminário de Encerramento do Projeto de Ecoturismo

Abertura do Evento

Abertura do Evento

Seminário de Encerramento do Projeto de Ecoturismo

Seminário de Encerramento do Projeto de Ecoturismo

Érika Koga apresenta o panorama do Projeto

Érika Koga apresenta o panorama do Projeto

Leave A Comment