Conexão das cavernas ITXULEGOR – OTXABIDE na Espanha resulta em 46 km de desenvolvimento.

Os membros do GAES (Grupo de Actividades Espeleologicas de Bilbao) estão em comemoração, em 10 novembro de 2012 foi realizada outra importante conexão em Itxina, uma conexão largamente perseguida. A cavidade Itxulegor com 5 km de desenvolvimento foi conectada com Itxinape’ko e com o setor de galerias de Otxabide. Esta ligação eleva a rede subterrânea de grande Itxina para 46 km tornando o desenvolvimento, até o momento, possivelmente na maior cavidade da Comunidade Autônoma do País Basco.

A conexão foi realizada na base do grande abismo Axlaor Trokea, um poço com lance de 174 metros de vertical absoluto em cuja base foi efetuada uma importante remoção desobstruindo o que um dia foi uma conexão direta entre o grande poço com uma modesta galeria lateral de Otxabide. Anos atrás, procurando uma importante corrente de ar, foi iniciada essa importante desobstrução nesta pequena lateral de Otxabide, mas a atividade teve que ser que paralisada para evitar a queda de blocos instáveis do teto em nas cabeças dos espeleólogos. A topografia situava a equipe mais ou menos abaixo de Axlaor Trokea, porém naqueles momentos não se imaginava a possibilidade de conexão.

Após retomar a exploração em Itxulegor nos poços da Via Húmeda, e explorar novas redes de poços paralelos, foi alcançado um estreito meandro muito ventilado a -150 metros. Animados com a possibilidade de se conectar finalmente com Otxabide foi iniciada a ampliação do meandro. Depois de várias sessões conseguiram passar e o prêmio foi a conexão com a base do grande poço de Axlaor Trokea. Esta conexão não era o grande objetivo, mas empolgou os espeleólogos que buscavam o prêmio gordo, a conexão com Otxabide. Contudo, esta foi a chave que permitiu finalmente a tão desejada conexão. Longe de desistir depois de conectar com Axlaor, os espeleólogos redobraram os esforços ao saber que estavam próximos de Otxabide. Várias sessões de desobstrução de uma rede de poços paralela e várias escaladas (Depois de ouvirem a conversa de martelos batendo nas paredes entre as duas cavidades) levaram a pensar que não conseguiriam. Mas a sorte sorriu na última tentativa, quando estavam prestes a abandonar a equipagem tanto em Otxabide como em Axlaor, quando escutaram o ruído de movimento dos blocos do grande poço em Otxabide. Com estas boas notícia foi iniciada a desobstrução. Duas sessões de desobstrução foram suficientes para abrir o caminho, a última, trabalhando em paralelo com Otxabide (com certo risco por estarem com os blocos acima das cabeças) e através de Axlaor se dando a picareta, enxada e balde. A cada balde que se passava ouviam mais nitidamente a abóboda de blocos que finalmente cedia e a desejada passagem outrora bloqueada foi ultrapassada em um poço de cerca de 4 metros.

Os espeleólogos do GAES agradecem a ajuda dos colegas do ADES (Asosiación Deportiva Espeleológica Saguzarrak) nas duas últimas sessões de desobstrução, que foram convidados para ajudar com o abundante transporte e passagem de material (para equipar ambas as cavidades, madeiras para escorar em Otxabide, enxadas, martelos, formões, baldes,…), que como prêmio desfrutaram de tão emocionante momento.

Neste memorável jornada participaram do GAES (Pedro, Maiteder, Iñaki, Ritxar, Antua e David. Se lastima que Oscar, que tanto trabalhou por ela, não pode estar presente), e pela ADES (Idoia, Leyre, Josu, Unai) Joxe de Takomano e Ritxi de Haitzulo.

Esta notícia é resultado da tradução e adaptação pelo GPME da seguinte fonte: GAES (Grupo de Actividades Espeleologicas de Bilbao) 

Caso queira utilizar nosso texto traduzido e adaptado, por favor lembre-se de referenciá-lo!

 

O GPME parabeniza os espeleólogos do GAES e ADES pela importante conexão!

 

Montaje Itxulegor (1)

IMGP2686_CE (1)

IMGP2680_CE (1)

IMGP2632_CE

Leave A Comment