Adriano Gambarini no Reporter Eco (10.03.2013) – Mistério e beleza das cavernas brasileiras

Fonte: Maxpress

Poço_EncantadoRepórter Eco deste domingo (10/3) exibe imagens do fotógrafo Adriano Gambarini e traz também o mais completo mapa dos recursos naturais na Amazônia. Às 17h30, na TV Cultura

Formações rochosas subterrâneas escondem riquezas nas pinturas pré-históricas e uma biodiversidade única . O fotógrafo e geólogo Adriano Gambarini fez o registro desse patrimônio incalculável, ao longo de 20 anos, e o resultado são belíssimas imagens que serão exibidas no próximo Repórter Eco, programa da TV Cultura que vai ao ar neste domingo (10/3), às 17h30.

Apaixonado pela natureza, Adriano conseguiu fotografar detalhes das cavidades moldadas pela água e pelo tempo. “Caverna é um ambiente completamente distinto de qualquer outro ambiente natural. Ir para uma caverna é diferente de ir para uma floresta e isso me atraiu: a escuridão, o silêncio, a quietude… fiquei fascinado e sou até hoje”, conta.

Gambarini revela em seu livro Cavernas no Brasil 160 fotos de mais de 50 cavernas visitadas, em sete estados brasileiros. “Não há intenção de apresentar todo o patrimônio natural. A ideia é convidar as pessoas à conhecê-las”. Há também imagens desses espaços em outros países, com curiosidades como a Mammoth Cave, nos Estados Unidos, a maior do mundo, e uma na Tailândia, com centenas de imagens de Buda do século 19. Também no Brasil, muitas cavernas estão ligadas à espiritualidade. Uma delas fica em Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Outra matéria do programa traz a grandeza e imponência da Amazônia, com a maior floresta tropical do mundo., como sua paisagem se transforma devido às atividades agrícolas, pecuárias, madeireiras etc. , isso é monitorado de perto por uma rede que usa sistemas de informação geográfica. Esse trabalho resultou em fotografias, mapas, gráficos, tabelas e informações que dão uma visão geral da Amazônia.

Classificação indicativa: Livre

Leave A Comment