Continuidade da 1ª Oficina de Topografia Espeleológica – GPME 2013 (2ª aula)

DSC00601Dando continuidade na atividade de capacitação em topografia de cavernas para os associados do GPME, mudamos de planos e ao invés de já exercitar os conhecimentos da aula realizada na ultima quarta feira (1° de Maio) em campo, realizamos a segunda aula da oficina em sala de aula, focando a execução de croquis em escala e com orientação magnética e processamento dos dados.

Efetuamos novas topografias simuladas com fechamento de poligonais no galpão do acervo do Garimpo do Saber, com os alunos passando os dados a mão livre para o papel, exercitando a prática dos croquis, uso do transferidor e escalimetro, posicionamento em relação ao norte e planificação de medidas.

Também exercitamos o uso básico do Survex, gerando logs que permitiram a analise estatística dos erros gerados nas topografias simuladas e as causas prováveis. Com base nesses resultados identificamos os pontos que precisam ser mais trabalhados e exercitados em cada aluno.

Foram repassadas noções gerais e exemplos da aplicação prática das topografias de cavernas em programas e aplicativos de georreferenciamento, a possibilidade do uso da informática em campo, entre outros exemplos.

DSC00603

One Comment

  1. Amanda Bendia 13/06/2013 at 13:43 - Reply

    Ola,
    gostaria de saber quando serão realizadas novas oficinas de Topografia Espeleológica,
    e como é possível a participação na mesma.
    Obrigada
    Amanda

Leave A Comment