Começou hoje em Iguape a 10ª Edição do Revelando São Paulo Vale do Ribeira

A 10ª edição do festival conta com manifestações culturais, artesanato e culinária tradicionais de 90 municípios do Estado de São Paulo, além de novos espaços

Saiba mais:  Revelando São Paulo

404487_196179823864884_151087041_n

 

Fandango, noite de São João, cortejo do Boi Tata, romaria fluvial, encontro de bandas e fanfarras, artesanato e pratos tradicionais da culinária paulistana estão na programação da 10ª edição do Revelando São Paulo Vale do Ribeira, que acontece de 29 de maio a 2 de junho, no Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira, em Iguape. Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguape, o evento apresenta importantes registros das culturas tradicionais de 90 cidades.

Nesta edição comemorativa, a programação apresenta como destaque a romaria fluvial, com a participação dos barcos das comunidades caiçaras; a Vila de Iguape, um novo espaço dentro do centro cultural com o artesanato e a lavra de uma Uba (canoa de um tronco só) – além do espaço indígena que vem com uma proposta ampliada e a participação de sete comunidades.

São esperadas mais de 100 apresentações artísticas e musicais durante o evento. Na quarta (29/5) e na quinta feira, o encontro de bandas e fanfarras reunirá cerca de 30 corporações. Na quinta feira, também se apresentam violeiros e grupos cosmopolitas. Sexta-feira (31/5) a programação conta com Fandango  e, a  partir das 19h, acontece o 9º Fogaréus (Cortejo com fifós) pelas ruas da cidade, dirigindo-se ao Centro de Eventos. É ali que será acesa a Fogueira para a 10ª noite de São João, com a apresentação do tradicional “Fandango Sandália de Prata” e a Quadrilha Joaninda de Iguape.

No sábado (1/6), às 9h, a romaria fluvial “Dádivas das Águas” celebrará os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando por vários portos. No domingo (2/6), a partir das 10h, acontece o 10º Encontro do Divino, apresentando o Grande Cortejo Sacro com a participação de Congos e Moçambiques. O encontro sairá da Igreja Nossa Senhora do Rosário, passando pela Basílica do Senhor Bom Jesus e seguindo para o Centro de Eventos. Às 16h, acontece a despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que segue para o Santuário Nacional.

O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações culturais, produzidas em diferentes regiões do Estado. Produzido pela Abaçai Cultura e Arte, proporciona aos visitantes uma inesquecível vivência com a diversidade da cultura popular tradicional.

Diariamente, das 9h às 21h, com toda a programação gratuita, os municípios levarão a Iguape o colorido, a beleza, aromas e sabores das culturas tropeira, caiçara e caipira. São bordados, cestos de palha, bonecas de pano, panelas de barro, o cafezinho caipira, a broa de milho feita no fogão a lenha, tainha assada, a moqueca de manjuba, feijão tropeiro e o bolo de roda, entre outras iguarias gastronômicas e artefatos artesanais, distribuídos em espaços dedicados ao artesanato tradicional e espaços de culinária regional.

A programação completa e a transmissão do festival serão disponibilizadas no site oficial do Revelando São Paulo:  www.revelandosaopaulo.org.br

 

Programação

29 de Maio – Quarta-feira

– Abertura Festiva do Revelando – Vale do Ribeira

– Recepção da Senhora Aparecida, vinda do município de Ilha

– Movimentação de carros de bois

– Encontro Regional de Bandas e Fanfarras

30 de Maio – Quinta-feira

– Encontro Regional de Bandas e Fanfarras (Continuação)

– Tapete de Corpus Christi (Elaborado pelas comunidades Iguapenses) – Praça da Basílica no Centro Histórico de Iguape

– Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

– Apoteose (Música Popular e Erudita)

31 de Maio  – Sexta-feira

– Encontro de Violeiros

– Encontro de Fandango

– Noite de São João

– Fogaréus

01 de Junho – Sábado

– Dádiva das Águas

– Encontro de Reiadas

–  Encontro de São Gonçalo

– Festival de Bonecos de Rua do Vale

Festival da Amizade

02 de Junho – Domingo

– Encontro do Divino (Bandeiras – Irmandades – Folias – Império)

– Especial: Grande Cortejo Sacro

– Despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

– Apresentação de encerramento

 

Serviço:

O quê: 10º Revelando São Paulo – Edição VALE DO RIBEIRA 2013

Quando: 29 de maio a 2 de junho

Onde: Centro de Eventos “Pref. Casemiro Teixeira”, Iguape – SP

Entrada Franca

Leave A Comment