Publicado artigo sobre a dieta da rara e ameaçada espécie de peixe subterrâneo brasileiro STYGICHTHYS TYPHLOPS: CARNÍVORO OU HERBÍVORO?

Foi publicado recentemente o artigo “Notes on feeding and reproduction of the threatened phreatic fish Stygichthys typhlops Brittan & Böhlke, 1965 (Characiformes: Characidae) from eastern Brazil” no periódico internacional Speleobiology Notes, trabalho desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar que discute, entre outros aspectos, a dieta da espécie subterrânea brasileira Stygichthys typhlops. A espécie, endêmica de águas freáticas da bacia do São Francisco, em Minas Gerais, foi coletada pela primeira vez em 1962, mas só veio a ser redescoberta em 2002. Em trabalho publicado no ano passado, pesquisadores haviam concluído, com base na dentição e em observações em laboratório, que S. typhlops teria uma tendência à herbivoria. No entanto, a análise de conteúdo estomacal, anatomia do sistema digestivo, e observações em campo e laboratório feitas pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar, em comparação com outras espécies epígeas, mostraram que, na verdade, a espécie é de fato carnívora, sendo que sua dieta consiste majoritariamente de artrópodes, tanto larvas quanto adultos. Poucas informações estão disponíveis sobre a história natural da espécie, e este trabalho acrescenta dados sobre alimentação e reprodução que podem ajudar em sua conservação, visto que S. typhlops está incluída na Lista de Fauna Ameaçada de Extinção, em consequência da super-exploração do seu habitat para agricultura. O trabalho é de autoria de Luiza Bertelli Simões, Bianca Rantin e Maria Elina Bichuette.

Link para PDF do artigo:

“Notes on feeding and reproduction of the threatened phreatic fish Stygichthys typhlops Brittan & Böhlke, 1965 (Characiformes: Characidae) from eastern Brazil”

STYGICHTHYS_TYPHLOPS

STYGICHTHYS TYPHLOPS. Foto: Dante Fenolio ©

Leave A Comment