Turismo de Caverna em Laranjeiras (Sergipe) é tema do Fortur

Fonte: Plenário – A notícia agora

Segundo os estudos realizados, em terras baixas, Laranjeiras é considerada a cidade com o maior numero de cavernas no Brasil

A Secretaria de Estado do Turismo realizou mais uma reunião da comissão do Fórum Estadual do Turismo (Fortur), na manhã de terça-feira, onde foi apresentado o ´Projeto Cavernas´, do município de Laranjeiras.

O secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha, salientou e enalteceu a participação dos membros do Fórum na viabilização de projetos que desenvolvem o turismo em Sergipe. Sem a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria da Indústria, comércio e Turismo de Aracaju, AC&VB, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Associação Brasileira de Agências de Viagens, Banco do Nordeste do Brasil, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além das instituições de ensino e prefeituras, nada poderá ser feito para viabilizar os projetos voltados para o desenvolvimento do turismo no estado. Por isso, sempre vamos apoiar o Fortur para que continue tendo reuniões com essas comissões e que sempre tragam soluções para viabilizar os projetos aqui expostos, disse.

De acordo com o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, a finalidade maior da apresentação do projeto ao Fórum foi de trazer para a discussão o que falta na estrutura final do projeto. Pedir ajudar para o Estado na segunda fase é nosso maior objetivo, já que a primeira parte foi realizada 100% pelo município e hoje sozinho não podemos mais fazer isto. Estamos aqui em busca do apoio de todos para a criação de um Geoparque que tem a intenção de englobar não só Laranjeiras, mas outros municípios vizinhos como, Itabaiana e Areia Branca.

Para o coordenador do curso de Turismo, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Jayme Neto, foi muito bem feito toda a primeira parte com os estudos certos principalmente no quesito fauna e flora. O município está de parabéns pela conclusão da primeira fase. Agora é necessário fazer os outros estudos, principalmente o prognóstico futuro que a parte principal de qualquer projeto para se comercializar isto, ou seja, a elaboração de um projeto cujo o objetivo é desenvolver um produto ou planejar um local para finalidade turística preparados para receber estes visitantes, explica.

Projeto

Segundo os estudos realizados, em terras baixas, Laranjeiras é considerada a cidade com o maior numero de cavernas no Brasil. Ao todo, são 16 cavernas, e dessas, seis podem ser exploradas turisticamente. O projeto teve início há 3 anos, quando foi levado a Laranjeiras o Centro da Terra – Grupo Espeleológico de Sergipe, onde realizaram um estudo nas cavernas e grutas da cidade e foi realizado o primeiro seminário de Grutas e Cavernas de Laranjeiras. Após o estudo começaram as pesquisas e as descobertas de novas cavernas. Estudarmos e mapeamos essas cavernas é a possibilidade de construir roteiros turísticos nessas cavernas, explicou Irineu Fontes

One Comment

  1. Elias Silva 18/07/2013 at 09:48 - Reply

    Apenas a título de esclarecimento sobre a informação de que “Segundo os estudos realizados, em terras baixas, Laranjeiras é considerada a cidade com maior numero de cavernas no Brasil”. Tal informação é de responsabilidade do Secretário de Cultura com base em conversas especulativas durante reuniões do projeto, não sendo resultado dos estudos realizados pelo CENTRO DA TERRA. Quanto ao número de cavernas são 16 ao todo, mas apenas três tem potencial turístico, ao contrário do que diz o texto “seis podem ser exploradas turisticamente”. O texto da matéria foi redigido por jornalista com informações prestadas pelo Secretário de Cultura de Laranjeiras.

    Att,

    Elias Silva
    Presidente – Gestão 2013/2015
    CENTRO DA TERRA – Grupo Espeleológico de Sergipe

Leave A Comment