Galeria de fotos n° 1: Expedição Goiás 2013 – GPME

Selo Expedição Goiás GPME 2013Em 2007 o GPME teve seu primeiro contato com o município de Posse – GO, a partir de atividade conjunta com espeleobiólogos do Laboratório de Fauna Subterrânea da USP coordenado pela Professora Doutora Eleonora Trajano e do Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar coordenado pela Professora Doutora Maria Elina Bichuette, que tinham como objetivo verificar cavidades identificadas pelo CECAV – GO com ocorrência de possíveis novas espécies, entre elas posteriormente descrita Aspidora Albater.

Na ocasião a presença do GPME foi solicitada para analisar a documentação topográfica das cavidades, a fim de complementar os futuros estudos de fauna subterrânea.

O histórico espeleológico de Posse não era animador, os cadastros listavam apenas cavidades de pequeno desenvolvimento e as poucas expedições que visaram o município no começo da década de 70 descreviam a área sem perspectivas de grande potencial espeleológico.

De certa forma, as descobertas mais “substanciosas” de São Domingos (com sumidouros imponentes e grandes drenagens) na década de 70, iniciadas pela SEE – Sociedade Excursionista e Espeleológica de Ouro Preto, com a descoberta da Gruta São Bernardo e Gruta Terra Ronca, seguida pela comunidade espeleológica paulista, com a descoberta da Gruta Angélica, e lógica relação custo benefício, considerando as dificuldades técnicas, tecnológicas e de infraestruturas regionais da época, ofuscaram iniciativas de explorações em Posse, aonde o carste possui características de drenagens mais modestas e assim não tão obvias.

Mas as duas primeiras cavidades visitadas em 2007 surpreenderam com amplos desenvolvimentos e apontaram para a existência de um possível sistema de maiores proporções.

Conscientes dessa nova realidade planejamos uma atuação na região, efetivada na pratica em Julho de 2011, colhendo resultados muito positivos, e a partir de então determinamos o município como área de atuação sistemática do grupo.

Retornamos em 2102, em equipe com apenas cinco integrantes, focando as atividades no Sistema Anésio – Russão e Lapa do Sumidouro, com resultados acimas das expectativas.

Logo_CBMGOAgora em 2013 deslocamos um grupo com maior número de integrantes, 14 pessoas, ampliado com a adesão do Bombeiro Espeleólogo Marcelo Peregrino, que nos acompanhou oficialmente representando a 3ª Companhia de Bombeiros de Posse – GO, sendo inclusive notícia no site oficial dos Bombeiros Militares do Estado de Goiás e disponibilizado aqui em nosso blog:

Bombeiros Militares de Posse-GO apoiam expedição de exploração de cavernas realizada pelo GPME

Focamos as atividades exclusivamente no Sistema Anésio – Russão, resultando em quase 3 km de topografias na Gruta Anésio II, Gruta Anésio III e Gruta Russão II, sendo a maior parte dessa documentação oriunda de descobertas em trechos com acessos estreitos. Hoje o sistema composto por sete cavernas soma mais de 6 km já mapeados e estimativa mínima de desenvolvimento na ordem de 8 km, considerando as galerias e salões já conhecidos e ainda não mapeados.

Já temos a origem do sistema (drenagem a montante) bem esclarecida, mas o destino final a jusante ainda é uma incógnita, somente com os resultados das próximas expedições acreditamos conseguir uma resposta para essa questão. Algumas das cavernas possuem potencial para conexão, ampliando significativamente os desenvolvimentos individuais, hoje liderados pela Gruta Anésio III (mais de 2.600 metros mapeados, topografia em andamento) e Gruta Russão II (mais de 2.200 metros mapeados, topografia em andamento).

A exploração do sistema ainda pode render muitos quilômetros, novas cavernas e conexões. Aguardem ansiosos, assim como nós, os resultados as próximas expedições…

Pra fechar a expedição com chave de ouro, no dia 27 de julho, dedicamos o dia para lazer, visitando o nosso sócio emérito Ramiro Hilário dos Santos, e com a agradável companhia dele fizemos a travessia da Lapa Terra Ronca I e de lá seguimos para um refrescante banho de cachoeira no rio Palmeiras. Encerramos o dia e a expedição com a excelente comidinha caseira da Dona Aparecida, esposa do Ramiro.

Agradecimentos especiais ao Seu Leodoro, Dona Miranda e Familia, ao Soldado Peregrino, Tenente Euler, Capitão Xavier e toda 3ª Companhia de Bombeiros de Posse – GO, ao nosso sócio emérito Ramiro, Dona Aparecida e família, ao Seu  José Nunes, Dona Maria do Carmo e toda equipe do Rex Hotel.

Vocês foram essenciais para o sucesso da Expedição Goiás 2013 – GPME, somos gratos por todo apoio, hospitalidade, carinho e amizade! 

Participantes 2013:

Alex de Souza Valdarnini
Carlos Eduardo Martins
Daisy Cirino de Oliveira
Ericson Cernawsky Igual
Fabio Bustamante
Fernanda Tiemi Rocha Komuro
Gilson Tinen
Hannah Akemi Rocha Komuro
Irene Alves Ribeiro
Karen Harumi Rocha Komuro
Luiz Manuel Fittipaldi Ramos de Oliveira
Luiz Henrique Lazzarotto Fittipaldi Ramos de Oliveira
Marcelo Peregrino
Ramiro Hilário dos Santos
Ségolène Marie Caroline Dega
Sérgio Komuro

ExpeGoias2013

Veja também:

Vídeo – Expedição Goiás 2013 GPME

Galeria de fotos n° 2: Expedição Goiás 2013 – GPME

 

Galeria de fotos n° 1:

expedicao_goias_2013-10

expedicao_goias_2013-11

expedicao_goias_2013-12

expedicao_goias_2013-13

Preparaçao

Segulene Dane - França

Preparaçao

Preparaçao

expedicao_goias_2013-18

expedicao_goias_2013-19

expedicao_goias_2013-20

Opilião/Aranha Vinagre (FILO: Arthropoda - CLASSE: Arachnida -

expedicao_goias_2013-22

expedicao_goias_2013-23

expedicao_goias_2013-24

expedicao_goias_2013-25

expedicao_goias_2013-26

expedicao_goias_2013-27

expedicao_goias_2013-28

expedicao_goias_2013-30

expedicao_goias_2013-33

expedicao_goias_2013-35

expedicao_goias_2013-36

expedicao_goias_2013-37

expedicao_goias_2013-38

expedicao_goias_2013-39

expedicao_goias_2013-40

Caverna do Anésio

Flor de Calcário

Flor de Calcário

Flor de Calcário

Flor de Calcário

Travertino

Travertino

Preparaçao

5 Comments

  1. Marlene Vidotti 08/08/2013 at 20:58 - Reply

    Maravilhoso trabalho. Fotos incriveis… Parabens…

  2. Nina 09/08/2013 at 13:32 - Reply

    uau belíssimas fotos, parabens pela expedição a todos os participantes.

    Nina

  3. Katia Cury 13/08/2013 at 18:50 - Reply

    Parabéns a essa galera do bem.

  4. Delci Ishida 14/08/2013 at 10:13 - Reply

    Lindas as fotos, principalmente dos travertinos com água. Parabéns

    A segunda foto de flores está invertida? no teto ou no chão

  5. […] retorno para São Paulo da Expedição Goiás 2013, mesmo com o tempo curto, as férias da maioria acabando, organizamos uma pequena equipe com […]

Leave A Comment