Pinturas rupestres de Altxerri (Espanha) são as mais antigas da Europa e superam Altamira

Fonte: TSF (Portugal)

As análises feitas por um grupo de especialistas concluíram que as pinturas rupestres na gruta de Altxerri, no País Basco, têm 39 mil anos. A famosa gruta de Altamira perde assim o título.

Esta descoberta de pinturas rupestres tem a chancela da investigação científica das universidades de Cantábria, Burgos e Toulouse. Localiza-se nas grutas de Altxerri, em Aya (Gipuzkoa), nas proximidades de San Sebastian.

Iniciadas há dois anos, estas investigações foram conduzidas pelo arqueólogo Aitor Ruiz, tendo chegado à conclusão de que as pinturas, que podem ser observadas na galeria superior da gruta, têm uma datação próxima dos 39 mil anos.

Uma idade superior em três mil anos as famosas grutas de Altamira, em Santillana del Mar, Cantábria, consideradas até agora as pinturas rupestres mais antigas da Europa.

O estudo foi financiado pela Sociedade de Ciências de San Sebastian.

Este conjunto rupestre de Altxerri foi descoberto em 1962 e desde 1966 que existiam indicações da existência de mais pinturas na galeria superior, mas só agora foram investigadas na totalidade.

Altxerri integra desde 2008 a lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

 

Manuel Vilas Boas

 

Nota do GPME:

Saiba mais sobre a Cueva de Altxerri – Wikipedia (ES) 

Foto: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Altxerri_cave_-_Antelope.jpg Foto: commons.wikimedia.org/wiki/File:Altxerri_cave_-_Antelope.jpg%5B/caption%5D

Leave A Comment