Semarh discute proteção de cavernas em Sergipe

Fonte: ASN – Agência Sergipe de Notícias  (Fotos: Ascom/Meio Ambiente)

321c81562658b132da438159c682348cSergipe possui pelo menos cerca de 50 cavernas cadastradas distribuídas em dez municípios que compõe seu território. Essas informações expostas durante a realização da palestra “Potencial Espeleológico de Sergipe”, idealizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), mostrou que as cavernas são dotadas de beleza cênica além de possuir uma grande riqueza biológica e cultural. O evento que ocorreu no auditório da Adema na manhã de hoje, 25, contou com a participação do pesquisador Elias José da Silva, organizador da ONG Centro da Terra, Grupo Espeleológico de Sergipe.

Apesar desse quantitativo já serem cadastradas em bases de dados nacionais, a exemplo do Cadastro do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas/ICMBio e do Cadastro Nacional de Cavidades da Sociedade Brasileira de Espeleologia (CNC/SBE), Elias afirmou que muitas comunidades que habitam no entorno desses ambientes, não possuem informações sobre estas cavidades naturais e, por desconhecerem a importância destes ecossistemas, têm causado consideráveis agressões a estes ambientes.

d4aaece21f3a79b1c683d0d7a2b620a9“O desmatamento e queimadas do entorno, deposição do lixo, pichações, depredação, são alguns exemplos de agressões que as cavernas têm sofrido, por parte de moradores locais”, apontou Elias, citando ainda que algumas atividades econômicas industriais também causam agressões de maior proporção a exemplo dos grandes desmatamentos para plantação de cana de açúcar ou a destruição total das cavernas por parte de mineradoras.

Conservação

Com o intuito de conservar e preservar as cavernas do Estado, o pesquisador comentou que existe uma ONG denominada Centro da Terra, Grupo Espeleológico de Sergipe, fundada em 2005, mas desde o ano de 2002 vem desenvolvendo pesquisas nas cavernas sergipanas, realizando diversas ações de conservação e preservação das mesmas, bem como os ambientes externos a elas associados.

“Essas ações são executadas através de atividades de informação, conscientização e instrução, em que difundimos conhecimentos sobre meio ambiente, espeleologia e demais áreas correlatas”, ressalvou Elias.

Além dessas iniciativas, Elias da Silva destacou sobre o projeto “Pro Cavernas Laranjeiras” que objetivou realizar o levantamento de potencialidades turísticas associadas às cavernas. “Esse projeto teve como resultado a capacitação de um grupo de Monitores Ambientais, além de ter gerado um kit composto por um livro sobre as cavernas, três cartilhas e um DVD documentário. O projeto foi direcionado a Laranjeiras por ser o município com maior concentração de cavernas do Estado de Sergipe, possuindo 16 cavidades ao todo”, revelou.

Ressaltou ainda sobre um projeto que se encontra em fase de execução, o “Expedição Centro da Terra/Conhecendo as cavernas no meio ambiente”. Esse projeto se propõe a realizar expedições em 10 municípios com ocorrência de cavernas, tendo a meta de levantar as principais características dessas áreas, como a flora, fauna, aspectos geológicos, considerando os atributos naturais e culturais a elas associados.

“Esse projeto irá capacitar 150 pessoas através de um curso de Multiplicadores Ambientais, com o objetivo de sensibilizar seus participantes quanto à importância desses ecossistemas e torná-los dispersores dos conhecimentos adquiridos. Desta forma, o Estado de Sergipe terá 10 dos seus municípios com um relevante trabalho de sensibilização ambiental que favorecerá a proteção das suas cavernas e entorno outrora entregues ao esquecimento e gradativa destruição”, avaliou o pesquisador.

b60a6d4ebee53aaa7bef8d205c05e4e3

Municípios que possuem cavernas

De acordo com Elias, os municípios sergipanos que possuem cavernas estão situados em Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Maruim, Divina Pastora, Japaratuba, Itabaiana, São Domingos, Simão Dias, Tobias Barreto e Canindé de São Francisco. Todas essas localidades são atendidas pelo projeto ‘Expedição Centro da Terra/Conhecendo as cavernas no meio ambiente’.

Para a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Barbosa, as cavernas são ambientes altamente vulneráveis e ricos em termos de recursos naturais. “Muitas pessoas não sabem, mas, as cavernas prestam serviços ambientais para a sociedade. No Brasil elas são protegidas por leis, e nós como sergipanos devemos fazer um esforço para divulgar o que Sergipe tem, valorizando esses ambientes naturais”, finalizou.

Leave A Comment