Curaçá (BA): Romaria da Gruta de Patamuté reúne milhares de fieis

Fonte: Lagoa Grande Notícia

Gruta-4

GRUTA-1

Durante os dias 30 de outubro e 1º de novembro aconteceu a tradicional Romaria da Gruta de Patamuté, Distrito de Curaçá. O evento, que é realizado em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, reuniu milhares de romeiros da região e até de outros municípios e estados, que vieram assistir missas, pagar promessas e fazer pedidos.

Para acolher os milhares de fieis, se montou, na base da Gruta, estrutura composta por faixas de boas vindas, toldos, banheiros e diversas barracas de comerciantes de alimentos, roupas, artesanato, velas, etc. A organização foi da comunidade católica local, da Paróquia de Curaçá, da Prefeitura Municipal, com o apoio do IRPAA, Mata Branca e Curaçá FM. No local, era possível encontrar diversas redes e colchonetes, que serviam de improviso na hora do descanso. Também muitos carros que deslocaram os romeiros e outros turistas. “O esforço vale à pena quando o assunto é devoção. Há cerca de 30 anos que venho de Andorinha/BA, juntamente com minha família, para participar dessa homenagem ao Sagrado Coração. Já alcancei várias graças”, comentou Domingas Pereira da Silva, ressaltando que “esse ano a organização está melhor, antes não tinha água para tomar banho; a gente precisava trazer baldes de água no carro. Também não tinha iluminação na Gruta. Outra melhoria foi na estrada que dá acesso à Gruta”, comentou.

gruta-2

Ao chegarem à Gruta, após percurso com árvores e muitas pedras, os fieis encontram uma bela paisagem. As paredes e o teto do local são de formações rochosas. No centro da gruta fica o altar que acolhe a imagem do Sagrado Coração de Jesus, rodeado de velas, ofertas e ex-votos de partes do corpo humano, esculpidos de madeira, que são resultado de promessas pagas. Para atender à grande quantidade de romeiros, a Paróquia de Curaçá realizou, de forma inédita, quatro missas: à noite, no dia 31, e nos horários de 6h30, 9h e 11h no dia 1º. As celebrações, que contaram com a participação do Coral ‘Jovens Unidos Com Cristo de Curaçá (EJUCC), do músico Fernando Antônio Ferreira e da Banda de Pífano de Icó em Abaré/BA, ficaram por conta do Padre João Mendes, que em todas as missas falou do amor de Deus, o amor fraternal e o respeito ao meio ambiente. “Nós achamos esse ambiente limpo e precisamos deixá-lo do jeito que encontramos. Cuidamos das nossas casas e com a natureza não pode ser diferente”, aconselhou. Além dos fieis, os gestores municipais também participaram das celebrações. Estiveram presentes: o Prefeito Carlinhos Brandão, a primeira dama, Jussara Dantas, o Secretário de Governo, Josemário Brandão, o Presidente da Câmara de Vereadores, Theodomiro Mendes, o Vereador Januário Brandão e também representantes das Secretarias de Ação Social, Educação, Cultura e Desporto e do Departamento de Eventos.

Gruta-3

O Representante Distrital de Patamuté, Antônio Rosemberg Alcântara, falou sobre a importância da Romaria para o Distrito. “Nós esperamos praticamente o ano inteiro por esse momento. Vemos um grande ajuntamento de pessoas vindas de Uauá, Macururé, Rodelas, Chorrochó, Canudos, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha, Monte Santo, Juazeiro, Abaré, entre outras localidades. Queremos agradecer a todos os que contribuíram para a realização desse Evento, em especial as Secretarias da Prefeitura Municipal”, ressaltou. Durante os dois dias de festividades houve também o apoio da Polícia Militar e o Governo Municipal disponibilizou ambulância, vigilância, carros pipa, sonorização e transporte de apoio.

Texto e fotos de Kelly Ferreira e Maurízio Bim, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá

Leave A Comment