Palestra, Slides e Filme 10ª Expedição Presidente Olegário 2013 – 2014. Reunião GPME: Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014

Logo 10ª EXPEDIÇÃO PO 2013-2014

Dia 22 de Janeiro de 2014, quarta-feira, vamos ter a primeira reunião do ano, com as seguintes apresentações:

  • 21:00 – Palestra / Slides 10ª Presidente Olegário 2013 – 2014
  • 21:30 – Filme Olegário (Pôster abaixo)

Local: Casa Academus

Rua Afonso Celso, n° 901 – A

(Quase na esquina com a Rua Loefgreen, um quarteirão do Metro Santa Cruz, atrás do Colégio Arquidiocesano)

Reunião: A partir das 20:00

“10ª Expedição Presidente Olegário”

Durante o feriado de 7 de Setembro de 2007 o GPME organizou a primeira expedição ao munícipio, se baseando nas informações da publicação “As Grutas em Minas Gerais – IBGE 1939”. 

Antes da decisão de realizar a 1ª expedição foram realizados contatos prévios com a Prefeitura Municipal de Presidente Olegário, através de um excelente trabalho dos representantes da Casa de Turismo na época, que localizaram previamente algumas das referências de IBGE 1939, facilitando a logística de acesso a essas cavidades, assim como a identificação de outros pontos do município com potencial espeleológico. 

Essa 1ª expedição voltou com 33 cavidades identificadas, 14 topografias. De lá pra cá os trabalhos não cessaram e completamos essa 10ª expedição somando mais de 250 cavidades identificadas, dezenas delas topografadas, posicionando o cadastro de cavernas do município de Presidente Olegário em destaque no estado de Minas Gerais e Brasil. 

Paralelamente aos trabalhos de prospecção, exploração e topografia, o Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar (LES –UFSCar)  e o Laboratório de Fauna Subterrânea da USP promovem desde a 3ª expedição os estudos espeleobiológicos das cavernas do município. Os trabalhos já renderam artigos publicados, e atualmente dois pesquisadores do LES-UFSCar estão desenvolvendo suas pesquisas de mestrado focando a fauna subterrânea do carste local. 

Além da atividade espeleológica, as expedições em Presidente Olegário nos presenteiam com a oportunidade de conviver com suas comunidades tradicionais, costumes e gastronomia, em especial das comunidades de Galena e Vereda da Palha, com suas centenárias Folias de Reis.

Venha dividir as boas lembranças, experiências e resultados da expedição conosco, e com pipocas! 

presidente olegario

Leave A Comment