Caverna do Jabuti é tombada como patrimônio histórico de Mato Grosso

Fonte: G1 – Mato Grosso

Considerada a maior caverna de MT, monumento fica em Curvelândia. Ideia é que o espaço possa ser explorado como ponto turístico na Copa.

Carolina Holland – Do G1 MT

Caverna do Jabuti fica no município de Curvelândia (Foto: Gustavo Louzada)

Caverna do Jabuti fica no município de Curvelândia (Foto: Gustavo Louzada)

A Caverna do Jabuti, considerada a maior de Mato Grosso pelo Ibama, agora é Patrimônio Histórico e Artístico Estadual. O primeiro Monumento Natural do estado fica dentro de uma fazenda localizada na Serra do Padre Inácio, no município de Curvelândia, a 311 km de Cuiabá, e tem 4 km quadrados de extensão. O tombamento foi assinado pela Secretaria de Cultura (SEC). O monumento foi descoberto há aproximadamente 30 anos.

Alguns salões da caverna já têm nome, como Salão da Taça, o Salão do Pão de Açúcar, Salão da Cocada, Salão Nossa Casa, Salão Cortinado, Salão das Colunas, Salão Buracão, Salão Vaca Seca, Salão Templo da Expansão do Universo, Salão Repolho e Salão Altar do Sacrifício. O principal deles tem o tamanho de um campo de futebol, afirma a bióloga e geógrafa Fabiana Bezerra, gestora da caverna. Outros são tão grandes que caberiam até 5 mil pessoas neles, diz.

A Caverna do Jabuti tem formações como flores de aragonita, difíceis de encontrar em cavernas brasileiras, grande diversidade de espeleotemas e estalactites (rochas no interior), e tetos e paredes de diferentes cores. O local também tem cristais e seixos de quartzo.

A expectativa é que o monumento natural possa ser explorado como ponto turístico durante a Copa do Mundo, que começa em junho. O plano de manejo está pronto e o passeio sugerido tem 450 metros de extensão, com duração entre 1 hora e 1h30, e poderá ter até 55 pessoas por vez.

Atualmente, o acesso à caverna é restrito aos cidadãos comuns, sendo liberado somente a pesquisadores, estudantes universitários em aulas de campo e, em alguns casos, políticos e membros do governo de Mato Grosso.

Nota do GPME:

O GPME conheceu a Caverna do Jabuti através da espeleóloga Fabiana Bezerra e equipe do CECAV-MT, no caminho para a Expedição Rondônia, realizada em 2004.

Parabenizamos a Fabiana Bezerra pela dedicação na conservação desse importante patrimônio natural!

Leave A Comment