Expedição Rio Grande do Sul: 4º dia – 19.04.2011

Já era hora de uma noite de sono mais alongada, combinamos o café da manhã as 07:30.

Confirmamos a impressão do dia anterior e o café da manhã do Hotel Pousada Havan foi bem legal, com total assistência do Sr. Oliveira (Seu Azeitona) e da Sra. Rosalina.

Saímos por volta das 09:00 e seguimos para o Rincão dos Pintos. No caminho, um pouco antes do povoado de Lajeado, observamos pela estrada um perau atrativo, dentro da Fazenda Forqueta. Falamos com o Sr. Cláudio, capataz da fazenda, e ele nos falou de outra cavidade, além de acenar com a possibilidade de algo concreto no perau.

Caverna do Rincão dos Pintos (Caverna Norival de Freitas). Entrada inferior, vista de fora para dentro.

Continuamos com o objetivo inicial, chegamos ao Rincão dos Pintos por volta das 09:40 e seguimos direto para as cavernas.

Dividimos a equipe em duas, Nina e OvO na topo, Camile e Sandro na bio, até por que não teríamos como inverter as funções.

Focamos primeiramente a Caverna do Rincão dos Pintos (Caverna Norival de Freitas).

Topografia de conduto lateral da Caverna do Rincão dos Pintos.

Os levantamentos de bio foram concluídos primeiro, enquanto a equipe de topo trabalhava no mapeamento. Assim a equipe de bio se adiantou e seguiu para a Caverna Kid Bairro, a pouco mais de 30 metros da Caverna Rincão dos Pintos, descoberta pelo Oclides alguns anos atrás e explorada parcialmente ontem.  Em paralelo o GPS trabalhava em média obtendo as coordenadas geográficas.

As duas equipes encerraram suas atividades na mesma hora, por volta do meio dia e meio, com a Caverna Rincão dos Pintos somando aproximadamente 180 metros de linha de trena, ficando a topografia da Caverna Kid Bairro para outra ocasião, mas com estimativa mínima de 45 metros de desenvolvimento.

Interessante observar que as duas cavernas formadas em arenito, fazem parte de um mesmo sistema, com a mesma drenagem temporária facilmente identificável nas duas cavidades, porém sem nenhuma possibilidade de conexão e suas entradas se localizam na mesma dolina.

Caverna do Rincão dos Pintos (Caverna Norival de Freitas). Vista da entrada inferior, de dentro para fora.

Hora de finalizar a obtenção das coordenadas da Caverna Kid Bairro no GPS, com surpreendentes 80 cm de precisão.

Antes de seguirmos para outro destino, conferimos uma pequena entrada observada no dia anterior, localizada em uma dolina ao lado, que acreditávamos que conectaria com a Caverna Rincão dos Pintos. Como essa possibilidade não se concretizou, fizemos sua exploração e detectamos um desenvolvimento estimado de 15 metros. Batizada de Caverna da Malaca, sua topografia também ficou para outra ocasião.

Entrada da Caverna da Malaca

Uma breve prospecção nos arredores revelou outras dolinas, de diferentes proporções.

Rumamos para o povoado de Lajeado em busca de outra referência pelas proximidades, informada no dia anterior, mas chegando lá descobrimos que se tratava da caverna informada pelo Sr. Cláudio da Fazenda Forqueta, e imediatamente nos deslocamos pra lá, por volta das 14:00.

Entrada da Toca da Forqueta

A referencia de acesso indicava um caminho simples, as margens de um capão de mato. Não tão simples assim levamos mais de meia hora pra localizar uma pequena cavidade de arenito com aproximados 9 metros de desenvolvimento, denominada Toca da Forqueta. Outras cavidades foram observadas nas proximidades, mas a principal, com potencial de maior desenvolvimento, teve sua exploração abortada por causa de um enxame de abelhas de grandes proporções localizado em sua entrada.

Fomos conferir o Perau observado pela estrada de manhã, e após atravessar um denso campo de pitangueiras, alcançamos sua base, muito larga, identificando a sua esquerda um conduto baixo e largo, que associado a parte do perau somou uma cavidade com aproximados 40 metros de linha de trena, que denominamos de Caverna do Perau das Pitangueiras.

Palestra de Bioespeleologia na Escola Municipal Alberto Pasqualini

Outra referencia nas proximidades do Povoado do Lajeado foi informada, mas o horário exigia nosso retorno para a sede de Manuel Viana, precisávamos preparar o material das palestras combinadas com o Oclides Bairro para as 20:00.

Recomposição com banho na Pousada, seguido de jantar no Bar e Restaurante da Tia Laura e chegamos pontualmente as 20:00 na Escola Municipal Alberto Pasqualini.

Ouvintes da palestra de Bioespeleologia

Fomos positivamente surpreendidos com a notícia que o tema surtiu interesse em muitas pessoas, com a presença de turmas de outras escolas e  outros cidadãos do município.

Por causa do número de pessoas as palestras Prospecção, Exploração e Mapeamento de Cavernas e Biologia Subterrânea foram realizadas em duas sessões, com mais de 30 pessoas em cada uma delas.

Equipe da Escola Municipal Alberto Pasqualini com integrantes da Expedição Rio Grande do Sul

Quase 23:00, hora de dormir, amanhã seguimos para o lado oposto do Rio Grande do Sul, no município de Herval, entre Bagé e Pelotas. Vamos conferir uma referência que se confirmada vai ser a caverna localizada mais ao sul do Brasil.

Leave A Comment