6° vídeo do GPME (Conquista do Conduto Faísca) é publicado na Speleo TV da Federação Espeleológica Europeia

speleo-tv

Foi publicado mais um vídeo do GPME no site Speleo TV da Fédération Spéléologique Européenne (Federação Espeleológica Europeia).

O novo vídeo publicado registra a primeira exploração de conduto identificado em 2010 após descoberta de outro conduto afluente na Galeria Menezes, interrompido por um  semi-sifão com forte vento e que indicava mais um ponto com possibilidade de ampliação da Caverna de Santana (Caverna do Roncador, Krone 1909). No feriado de 1° de Maio de 2014 realizamos a transposição desse semi-sifão confirmando nossas suspeitas, descobrindo, explorando e mapeando continuidade de 65 metros, denominada Conduto Faísca. Com o acréscimo desse novo conduto a Caverna de Santana alcança um desenvolvimento de 8.540 metros de Projeção Horizontal (planta).

Link Speleo TV

Link TV GPME

Link Blog GPME

Além desse, nos últimos meses o Speleo Tv publicou outros cinco vídeos do GPME:

Vídeo 2º Expedição Santa Catarina – Abril 2014 – Expedição focada na localização de cavernas de arenito com espeleotemas de calcita localizadas na região do Alto Vale do Itajaí, Estado de Santa Catarina, Região Sul do Brasil, nos municípios de Atalanta, Laurentino, Rio do Oeste, Ibirama e Presidente Getúlio. Foram identificadas nove cavernas, sendo seis com ocorrências de espeleotemas. Paralelamente aos trabalhos espeleológicos a expedição saboreou a rica culinária local e vivenciou os costumes e tradições regionais.

10ª Expedição Presidente Olegário – MG, realizada no período de 28 de Dezembro de 2013 a 04 de Janeiro de 2014, aonde os integrantes do GPME, além das atividades espeleológicas, tiveram a oportunidade de participar da Folia de Reis da Comunidade da Vereda da Palha, que possui mais de um século de tradição.

Vídeo Gruta do Riacho Subterrâneo – Agosto 2013 (CNC – SBE: SP 700), maior caverna de granito do Brasil, recorde homologado pelo RankBrasil, durante atividade conjunta com o LES-UFSCar (Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar), que trabalha em cooperação científica com o GPME no levantamento da fauna subterrânea da cavidade.

9ª Expedição Presidente Olegário que focou os estudos espeleobiológicos realizados pelo LES-UFSCar (Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar) em cooperação científica com o GPME no carste do município. O vídeo retrata a rotina dos espeleobiólogos nas atividades de campo, efetuando coletas e observações da fauna subterrânea, além de aspectos gerais das cavernas.

Com esses são cinco vídeos do GPME publicados no Speleo TV, o primeiro foi a Expedição Goiás 2013 GPMEdisponível também na TV GPME e Blog GPME. Esse vídeo foi o ponto de partida, a pedra fundamental para nossas produções.

O GPME valoriza a produção dos vídeos como forma de documentação e disseminação da prática saudável da espeleologia, baseada em valores associados à conservação do ambiente cavernícola e estudos associados.

Em breve, novos vídeos e canais do GPME no ar…

Leave A Comment