Equipe da SECTUR/Gruta do Lago Azul (Bonito, MS) dá andamento no processo de implementação do Sistema de Gestão de Segurança – SGS

PMBFonte: Prefeitura Municipal de Bonito

A equipe da Secretaria de Turismo, Industria e Comércio esteve reunida em oficina durante o dia  01 de Setembro, trabalhando no processo de implementação do Sistema de Gestão de Segurança que está sendo implementado na Gruta do Lago Azul. Segundo a Secretária de Turismo, Industria e Comércio, Juliane Salvadori, “esse programa será importantíssimo para a Gruta, uma vez que estaremos estabelecendo, em parceria com os Guias de Turismo, o Plano de Segurança e procedimento padrão para a visitação turística na caverna”.

A realizamos do programa é uma parceria da Prefeitura de Bonito, através da SECTUR, a Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região – ATRATUR e o SEBRAE. O consultor é o Sr. Edmundo Costa, do SEBRAE e o programa terá duração de aproximadamente 7 meses. O Prefeito Leleco afirmou que “este programa com certeza será fundamental para a gestão de segurança da Gruta do Lago Azul e para os demais atrativos, uma vez que somos referência em ecoturismo e turismo de aventura no Brasil e no mundo”.

Sobre o programa – O Sistema de Gestão da Segurança tem na prevenção um de seus principais objetivos, ao apontar de maneira clara e explícita as situações que envolvem maior risco e as necessidades de melhoria, antecipando, sempre que possível, a ocorrência de eventos indesejados. Ao adotar uma filosofia preventiva, a empresa se prepara para situações muitas vezes não vividas ou até não imaginadas, conseguindo reduzir a níveis mínimos as probabilidades de ocorrência de incidentes e acidentes. Do mesmo modo, ao antecipar situações de perigo, a empresa se prepara para reagir a elas, reduzindo as consequências geradas.

Em vista disso, este Programa é de suma importância para fortalecer o nosso destino turístico Serra da Bodoquena. E, ao final do processo de implantação do SGS, as 11 empresas envolvidas serão submetidas à certificação segundo a norma ABNT 15331. Ao final do processo, se tudo der certo, contando com o número de empresas que já são certificadas em Bonito, seremos o destino com o maior número de empresas certificadas do Brasil.

Leave A Comment