Vale do São Francisco ganha parque urbano rico em grutas, pinturas rupestres e mananciais

Fonte: CODEVASF

PLG1A região do vale do São Francisco em Minas Gerais ganhou neste segundo semestre de 2014 mais um importante atrativo turístico. Trata-se de um dos maiores parques urbanos do país, o Parque Estadual da Lapa Grande, sediado em Montes Claros, município localizado no Norte de Minas a 418 quilômetros da capital, Belo Horizonte. O parque foi aberto à visitação pública em julho deste ano e já atrai moradores de Montes Claros e de outras cidades do país.

Com área de sete mil hectares localizada no bairro Vila Atlântida, a 10 quilômetros do centro da cidade, o Parque da Lapa Grande é rico em atrações naturais. Um dos principais objetivos que levou o Instituto Estadual de Florestas (IEF) a criar o parque, em 10 de janeiro de 2006, foi a necessidade de proteger e conservar um complexo formado por 58 grutas já catalogadas e dezenas de mananciais de água que contribuem para o abastecimento da população de Montes Claros, bem como de outros municípios limítrofes da maior cidade norte-mineira.

PLG2Entre outras atrações, o Parque Estadual da Lapa Grande conta com centenas de pinturas rupestres que revelam parte das atividades implementadas por antigas civilizações que habitaram o vale do São Francisco na era pré-histórica. O parque está inserido na região de ocorrência de cerrado, ecossistema predominante em Minas Gerais. A administração é feita em conjunto pelo IEF e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que gerencia o abastecimento de água de Montes Claros por meio de concessão. Além das belezas naturais a prática do ciclismo é uma das opções de lazer do local, que detém 14 quilômetros de trilhas de nível leve a moderado.

Para atividades de educação ambiental, o parque conta com duas trilhas guiadas por monitores ambientais: a trilha da Lapa Grande, com 430 metros (percurso completo), e a trilha Boqueirão da Nascente, com 1.180 metros de percurso completo (ida e volta). Aos sábados, domingos e feriados, o parque tem capacidade para receber, diariamente, 200 visitantes (100 pela manhã e 100 à tarde). A entrada no parque começa às 8h30 e termina às 15h30. A taxa de acesso está fixada em R$ 5,00.

O ingresso e a permanência de crianças e adolescentes no parque é permitida somente mediante a apresentação de autorização expressa por escrito para esta finalidade, conforme a portaria 175. A gerente de turismo da prefeitura de Montes Claros, Gal Bernardo, explica que o Parque da Lapa Grande possui um grande potencial para incrementar o turismo no município, visto que, entre outras atrações, a área permanece preservada e conta com mais de mil pinturas rupestres, matas ciliares e dezenas de grutas.

A estudante Ana Clara, que esteve visitando o parque numa excursão promovida pela escola, ficou encantada. “É um lugar como poucos que eu já vi, realmente lindo, uma perfeita obra de Deus e tem uma história fantástica. Natureza, paz, aprendizado, diversão”, enumera.

Acervo

O acervo natural do Parque Estadual da Lapa Grande está interligado ao complexo de sistema cárstico, o que confere grande valor hídrico, espeleológico, arqueológico e paleontológico. Seu potencial hídrico é representado por duas principais nascentes ainda preservadas, com destaque para a nascente localizada na Fazenda Quebradas, ressurgências e sumidouros cársticos, córregos e rios. Esses cursos d’água formam a fonte de abastecimento de parte da população de Montes Claros.

PLG3O parque reúne atualmente 58 grutas cadastradas, sendo a maior a da Lapa Grande, com 2,2 quilômetros, e a Lapa d’Água. As duas grutas possuem ornamentações formadas pela natureza como estalactites e estalagmites, cascatas e bolos de calcita, cortinas translúcidas, travertinos de vários tamanhos e vulcões, sendo que estes últimos são de rara ocorrência em cavernas brasileiras

Patrimônio histórico-cultural

O acervo histórico do Parque da Lapa Grande está representado principalmente em fazendas históricas, como a Lapa Grande e Quebradas. Já nos primórdios da história de Montes Claros, o local concentrava a exploração de salitre e, com o advento da linha férrea, o trânsito de cargas de mantimentos para as cidades próximas passava por essa fazenda, através da chamada “estrada cavaleira” ainda existente.

Entre os vestígios arqueológicos e paleontológicos já identificados cientificamente, há ocorrência de cerâmicas, restos faunísticos, restos vegetais, ossos humanos, pinturas e gravuras rupestres.

Normas

A Portaria 175 do IEF estabelece normas para visitação ao Parque Estadual da Lapa Grande, entre elas:

· uso obrigatório de calçado fechado para este ambiente natural;

· uso de repelente;

· proibido consumo de bebidas alcoólicas na área do parque;

· O parque não possui lanchonete, por isso os visitantes devem levar seu lanche

Serviço:

Informações sobre o Parque Estadual da Lapa Grande:

Sede administrativa do IEF – Escritório Regional Norte – Montes Claros – MG

Endereço: Av. José Corrêa Machado, S/N – Bairro Ibituruna – (38) 3224-7550

e-mail: parqueestadualdalapagrande@gmail.com

Endereço do parque: Estrada do Alfeirão – Km 04, Montes Claros-MG

Coordenadas geográficas: Portaria do Parque – 16°42’8.76″S 43°54’57.98″W

FOTOS: Fábio Marçal

Leave A Comment