Gruta em Vazante sera transformada em Unidade de Conservacao Ambiental – Lapa Nova

capa_vazanteFonte: Patos Já

Consulta pública será aberta nesta quinta-feira (12/3) pelo IEF; reunião na comunidade será realizada dia 26

A cidade de Vazante, distante 111 quilômetros de Patos de Minas terá através do Instituto Estadual de Florestas (IEF) iniciado nesta quinta-feira(12/03) o processo de consulta pública sobre o projeto de criação do Monumento Natural Estadual Gruta Lapa Nova, que prevê a transformação do local em Unidade de Conservação de Proteção Integral. As informações são do Portal Agência Minas.

A população deve informar-se sobre o projeto através do site www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/consulta-publica , ou pessoalmente na sede do IEF na Cidade Administrativa, Prédio Minas, 1º andar (GCIAP/Diretoria de Áreas Protegidas) – Belo Horizonte, ou ainda na Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Vazante ou no Escritório Regional de Unaí do Instituto Estadual de Florestas.

Depois da consulta, será realizada uma audiência pública no dia 26 de março, às 19h, no auditório da Prefeitura Municipal de Vazante.  O objetivo é apresentar à comunidade o projeto de transformação da Área de Proteção Especial (APE) em Unidade de Conservação (UC), discutir impactos e esclarecer possíveis dúvidas. Depois de acordado com a comunidade, o IEF inicia os trâmites burocráticos.

As principais mudanças serão a transformação da área particular onde se situa a gruta para espaço público. A Gruta Lapa Nova é a sexta maior gruta do estado com mais de 4,5 mil km. Em suas galerias estão presentes estalactites, estalagmites e colunas (rara junção das duas). Segundo pesquisas, o entorno possui vegetação de Mata Atlântica com presença de espécimes como aroeira, e do cerrado, como ipês. A fauna local é rica e espécies ameaçadas de extinção e já foram encontrados o lobo-guará, tamanduá bandeira, arara canindé e tucano toco. A gruta atrai milhares de visitantes servindo de estímulo ao turismo local.

A Lei Estadual de Floresta, de 2013, prevê que até dezembro de 2017 todas as 26 APE´s de Minas Gerais sejam transformadas em UC´s. Isso porque a UC abarca proteção mais ampla que a APE pois inclui fauna e flora além das nascentes, ambientes de singular beleza e valor cultural. Atualmente, o estado tem 91 UC´s. Segundo o Gerente de criação e Implantação de Áreas Protegidas, Paulo Fernandes Scheib, a comunidade deve participar de todo processo ” Fizemos uma reunião prévia, estamos divulgando a consulta pública e audiência pública porque é de suma importância que os moradores estejam de acordo com o processo”, reforça.

Nota do GPME:

Passamos pela Lapa Nova dia 06 de Janeiro, no retorno de nossa habitual expedição de virada de ano.

Ficamos deprimidos pela situação deplorável, pelo completo estado de abandono!

Apesar da placa, em péssimo estado de conservação, quase ilegível, colecionar inúmeros logotipos de empresas e poder público, entre eles o CECAV, a situação demonstrava aparente falta de responsabilidade das instituições citadas na placa sobre a efetiva conservação da cavidade.

Sem guia, sem vigilância, nenhum controle de acesso, ainda assim registramos nossa presença no livro solitário…

Logo, cada um faz aquilo que quer dentro dos seus objetivos.

Optamos por caminhar dentro dos limites da área demarcada e tirar algumas fotos. Em futura postagem vamos disponibilizar a galeria de fotos.

Vários visitantes, e como não havia guias alguns eram mais corajosos avançando mais, alguns menos, mas todos, sem exceção, com total liberdade de acesso ao interior da cavidade.

Mas observamos dois casais que optaram ir além…

Aparentemente para desfrutar a intimidade em ambiente subterrâneo, e consumo de maconha, o cheiro circulava pelas galerias da cavidade, intensificado com a aproximação dos dois casais.

Também observamos lixo dentro e fora da caverna.

Esperamos que a criação do Monumento Natural mude essa triste situação!

Leave A Comment