LEI MUNICIPAL DE PONTA GROSSA-PR INCLUI CAVERNAS COMO PATRIMÔNIO

2407-COT-0704-728x360

Fonte (Reproduzido sob autorização): JORNAL DA MANHà

45 cavidades subterrâneas de Ponta Grossa foram incluídas no Inventário Cultural do município através de deliberação em reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compaq) no último dias. Agora, as cavernas fazem parte do patrimônio do município e foram catalogadas com a finalidade de preservação dos locais.

Segundo a Fundação Municipal de Cultura, o geógrafo e mestre em Gestão de Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Henrique Simão Pontes, protocolou junto ao Departamento de Patrimônio da Fundação em dezembro do ano passado uma lista de cavernas que após serem mapeadas pelo Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE), foram consideradas como importantes recursos naturais a serem catalogadas.

Pontes considera que a catalogação das cavidades subterrâneas são essenciais para o município. “Precisamos reconhecer como um patrimônio de Ponta Grossa, além de mostrar que é preciso ser preservado esses lugares. Ponta Grossa é uma das cidades com mais cavernas no Brasil e precisa revelar esse potencial natural”, aponta. O município ainda possui a maior caverna de arenito do Sul do Brasil, que é o Sumidouro do Córrego das Fendas.

Nota do GPME:

Parabenizamos a atuação do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE) e administração municipal de Ponta Grossa pela excelente iniciativa! 

Leave A Comment