Novas cavernas mapeadas em Intervales no feriado de 12 de Outubro

Durante o feriado de 12 a 14 de Outubro desenvolvemos uma atividade técnica de cunho didático, aonde novos associados, a maior parte alunos formados no CBC (Curso Básico de Caverna) GPME, coordenaram os trabalhos, com a supervisão de associados mais experientes, tendo como objetivo a documentação de cavernas descobertas na Expedição Paiva 2014, ocasião dedicada à prospecção aonde foram descobertas 33 cavernas nos arredores da Gruta dos Paiva.

Algumas cavernas foram previamente selecionadas para a finalidade proposta, e coube à equipe localizar os pontos GPS das entradas, anotados em 2014, reposicionar e mapear essas cavidades.

Área previamente definida para a atividade.

No sábado, dia 12, o objetivo foi a Gruta do Carvão (Toca do Coelho), que na ocasião da descoberta foi detectada a partir da movimentação da vegetação na área da entrada indicando uma circulação de ar entre o interior e exterior em uma pequena entrada com aproximadamente 15 cm de altura x 30 cm de largura. Após um trabalho de remoção de terra foi possível o acesso ao interior revelando uma bela e ampla cavidade, com apenas um nível de galerias e profusão de espeleotemas.

A denominação Gruta do Carvão foi decorrente a pequenos pedaços de madeira carbonizados encontrados no interior, fruto de possível incêndio na mata no passado. A sinonímia Toca do Coelho está relacionada à dificuldade de acesso na entrada.

O mapeamento com o Sistema DistoX-TopoDroid contemplou a cavidade na sua totalidade, aproximadamente 100 metros, restando agora apenas o trabalho de escritório para a conclusão do mapa final, tarefa que faz parte do trabalho de qualificação dos novos associados envolvidos nessa atividade.

Arquivo de imagem TopoDroid da Gruta do Carvão (Toca do Coelho).

No domingo, dia 13, o objetivo foi a Gruta do Ronco, cavidade de maiores dimensões, até o momento em torno de 250 metros, acesso amplo, com dois níveis de desenvolvimento, mapeada parcialmente com o Sistema DistoX-TopoDroid, e com continuidades não exploradas. Também se destaca pelos variados espeleotemas.

A denominação Ronco faz alusão a um membro da equipe em 2014 que aparentemente estava com muita fome…

Arquivo de imagem TopoDroid da Gruta do Ronco, Nível inferior (Topografia parcial).

Arquivo de imagem TopoDroid da Gruta do Ronco, Nível superior (topografia parcial).

No dia 14, com o tempo chuvoso e a necessidade de retorno cedo para casa de alguns integrantes da equipe optamos em não seguir para a região da Gruta dos Paiva e dedicar o dia para a documentação de uma cavidade nas proximidades. A escolhida foi a Gruta do Fóssil Desconhecido, também mapeada parcialmente.

Arquivo de imagem TopoDroid da Gruta do Fóssil Desconhecido (topografia parcial).

Em paralelo aos trabalhos de mapeamento foram efetuadas observações biológicas e geológicas das cavidades documentadas.

No próximo feriado, de 02 a 04 de Novembro, será repetida a atividade com os mesmos objetivos dando continuidade nos mapas já iniciados, bem como o mapeamento de outras cavidades.

LOG sintético da atividade:

* 12 a 14 de Outubro de 2018

Zona de Amortecimento do Parque Estadual Intervales, Região do Lageado, Iporanga, SP: Gruta do Carvão (Toca do Coelho), plotagem, exploração, topografia digital e documentação fotográfica, Gruta do Ronco, plotagem, exploração, topografia digital e documentação fotográfica. 

Parque Estadual Intervales, Monte Rosa, Iporanga, SP: Gruta do Fóssil Desconhecido, plotagem, topografia digital e documentação fotográfica.

GPME: Jaqueline de Almeida Samilla, Rafael Petermann, Matheus Fioravante Tschege, Irene Alves Ribeiro, Ericson Cernawsky Igual, Fernando Vergos Torres, Marcel Trabulsi, Mariane Ribeiro da Silva, Thaís Graciano, e Renata Cristina Cicolin.

Participação: Constantino Melo, Patrick Victor da Silva e Tatiane Glauce Maestrello Pissaia.

GALERIA DE FOTOS:

Saiba um pouco mais sobre a atuação do GPME em Intervales:

Intervales 30/09 e 01/10/2017: Breve relato e galeria de fotos

Quatro novas cavernas descobertas na área de amortecimento do Parque Estadual Intervales: Relato e galeria de fotos (07 e 08 de Junho de 2014)

Expedição Paiva revela 33 novas cavernas na área de amortecimento do Parque Estadual Intervales

Gruta dos Paiva ultrapassa 4 km com novas descobertas pelo GPME – Galeria de fotos

Novas cavernas descobertas e mapeamentos na Zona de Amortecimento e interior do Parque Estadual Intervales: 12 e 13 de Outubro de 2013

Intervales 24 e 25 de Agosto de 2013: Breve relato e galeria de fotos

Intervales, 15 e 16 de Junho: Breve relato e galeria de fotos

Relatório: Topografia da Gruta dos Rodrigues, GPME 2013 (27 e 28 de Abril) – Galeria de fotos

Galeria de fotos: Atividades topográficas no Parque Estadual Intervales – De 02 a 04.11.2012

Relatório de Atividades e Galeria de Fotos Parque Estadual Intervales – Feriado de 1° de Maio de 2012

Relatório de Atividades GPME Carnaval 2012 – Parque Estadual Intervales

Parque Estadual Intervales: Relatório de Atividades 13 e 14 de Agosto de 2011 – Gruta Colorida, Gruta da Água Luminosa e participação na Tradicional “Festa em Louvor a Nossa Senhora da Penha” e “Dança de São Gonçalo”

Levantamentos topográficos em Intervales (Carste 2009 – III Encontro Brasileiro de Estudos do Carste)

Curso de Técnicas Verticais em Intervales

Participação ativa do GPME no Plano de Manejo do Parque Estadual Intervales

54% das cavernas turísticas de SP estão fechadas. Anexo Nota do GPME com topografias

Saiba mais sobre Intervales:

PANORAMA ATUAL DA REGIÃO DO PARQUE ESTADUAL INTERVALES (PEI) E SUA ZONA DE AMORTECIMENTO (ZA): SITUAÇÃO MINERÁRIA, ESPELEOLÓGICA, GEOLÓGICA E DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO.

O carste no plano de manejo do Parque Estadual Intervales e zona de amortecimento, Estado de São Paulo, Brasil

Leave A Comment

*