Grupo Pierre Martin de Espeleologia: 32 Anos

O Grupo Pierre Martin de Espeleologia – GPME é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 19 de março de 1987 com o objetivo de promover o levantamento, mapeamento e documentação das cavidades naturais subterrâneas (cavernas, grutas, tocas, grunas, furnas e demais sinônimos regionais) visando sua integral preservação, bem como de seu entorno.

São 32 anos de muita história, trabalho e uma verdadeira “cruzada” na preservação e conservação de cavernas. A história do GPME está intrinsecamente ligada à história da espeleologia “recente” do Brasil. Os objetivos e atuações do grupo não estão restritos apenas ao mapeamento/topografia de cavernas. O GPME atua nas cavernas sim, mas também luta pela preservação e conservação delas e de todo o ambiente ao redor. E como se não isso não bastasse, está ao lado de comunidades que moram nas proximidades das cavernas ou não.

A heterogeneidade dos membros do grupo que, sem exceção, em algum momento disponibilizaram seu tempo para auxiliar e dedicar nos trabalhos de prospecção, exploração, estudo e mapeamento desses ambientes cavernícolas e entorno.

E muito mais, também auxiliam de forma burocrática e colocam a mão na massa para que o grupo exista e tenha essa característica única de uma grande família, que comemora vitórias, chora junto quando a ocasião assim se caracteriza, se abraça quando necessário. Tudo dentro de uma única certeza, a de que tudo que é feito, tendo como objetivo promover o crescimento contínuo e harmônico do grupo.

Que os anos vindouros tragam mais alegrias a todos que fazem parte dessa família.

Feliz aniversário GPME!

Caverna dos Pianos
Parque Estadual Terra Ronca

Leave A Comment

*