Descoberta ocorreu em 2005 pelas espeleobiólogas Professora Doutora Eleonora Trajano (Laboratório de Fauna Subterrânea do IB-USP) e Professora Doutora Maria Elina Bichuette (Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar) em caverna na Serra do Ramalho, Bahia.
A recente descrição “A new genus and species of cavernicolous Pomatiopsidae (Mollusca, Caenogastropoda) in Bahia, Brazil”, de autoria do pesquisador Luiz Ricardo L. Simone, especialista em moluscos do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, foi publicada em Papéis Avulsos de Zoologia – Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo – Volume 52(40):515‑524, 2012.
Spiripockia punctata é gênero e espécie novos de Pomatiopsidae encontrado em uma caverna da Serra Ramalho, SW Bahia, Brasil. O táxon é troglóbio (restrito à vida subterrânea), caracterizado pela concha levemente alongada, frágil, translúcida, normalmente esculturada por pústulas contendo pelos do perióstraco no topo das pústulas; perístoma altamente expandido; umbílico aberto; dente raquidiano da rádula com 6 cúspides apicais e 3 pares de basais; osfrádio curto e curvo; filamentos branquiais com topo arredondado; próstata achatada, com vaso deferente inserindo subterminalmente; ducto do pênis fracamente sinuoso; oviduto palial anteriormente simples, possuindo um by-pass convoluto da base da porção bulbosa da porção entre oviduto visceral e palial com a base do receptáculo seminal; ducto da espermateca completo, originado da glândula de albume. A descrição dessa espécie endêmica deve contribuir com ações protetivas do ambiente da caverna e à área da Serra Ramalho.
Download do documento em PDF: A new genus and species of cavernicolous Pomatiopsidae (Mollusca, Caenogastropoda) in Bahia, Brazil
Leave A Comment