Relatório de Atividades GPME Carnaval 2012 – Parque Estadual Intervales

O GPME mantém no Parque Estadual Intervales um projeto de exploração, prospecção, descoberta e mapeamento das cavernas do parque e arredores. Esse projeto tem como objetivo a documentação completa de todas as cavidades com o posicionamento preciso, definição das bacias hidrográficas a qual cada caverna está associada, sistemas espeleológicos, etc…

Nesse carnaval resolvemos colocar em dia várias pendências do projeto.

Todos chegaram à Sede de Pesquisas entre a sexta-feira à tarde e sábado de madrugada. Mesmo com parte chegando um tanto tarde, a turma acordou cedo e animada no sábado, começando o dia com uma visitante inesperada na porta da casa.

Após a recepção da visita, café da manhã e seguimos para a atividade.

Uma equipe seguiu para a Gruta da Colorida para corrigir um pequeno trecho que apresentava erro nos dados topográficos no fechamento de uma poligonal, para encerrar o mapa em definitivo. Durante a atividade uma pequena passagem entre blocos foi avistada, e com uma remoção a passagem se tornou possível, com a descoberta de novos salões, ampliando substancialmente o desenvolvimento da Gruta Colorida. Não seria naquele dia que a topografia seria finalizada…

Enquanto isso, outra equipe relocalizou o Abismo da Colorida, iniciando sua topografia. E uma terceira equipe prospectou o morro da Colorida, a procura de novas cavidades, com a localização de um possível abismo, mas com acesso muito estreito. Após a prospecção no Morro da Colorida, essa equipe seguiu para relocalizar a Gruta do Fóssil Desconhecido, nas proximidades da Gruta do Tatu e Toca Detrás (Gruta do Cipó), encontrada sem dificuldades.

À noite fizemos uma confraternização na casa do Seu José Flóido com churrasco, aproveitando para degustar o Rojão, prato típico de Ribeirão Grande, ocasião que comunicamos a ele e toda família a concessão do Titulo de Sócio Emérito do GPME.

No domingo, seguimos para a região depois da Gruta dos Paiva. Uma equipe seguiu para a Gruta da Água Luminosa, finalizando sua topografia e outra equipe seguiu para a Gruta do Arcão, realizando sua topografia por completo. No retorno, seguindo o rio sentido Água Luminosa a montante, a segunda equipe descobriu uma nova cavidade denominada Gruta do Arcão II, iniciando sua topografia. A ameaça de chuva muito forte e o risco de cheias adiantaram a volta de todas as equipes.

Segunda-feira duas equipes retornaram a Gruta Colorida, mapeando mais de 150 metros nos salões descobertos no sábado, e agora encerrando de vez a topografia da Gruta Colorida.

Enquanto isso uma terceira equipe iniciava o mapeamento da Gruta do Fóssil Desconhecido, ampliando o desenvolvimento já conhecido, restando alguns detalhes para a conclusão da topografia, prevista para a próxima atividade.

Na terça-feira uma equipe seguiu para a Gruta do Fendão para acrescentar alguns cortes transversais à topografia, uma velha pendência, visto que a planta e o perfil longitudinal já estão prontos a mais de um ano.

 

LOG Sintético:

* 18 a 21 de Fevereiro de 2012

Iporanga-SP, Parque Estadual Intervales: Gruta Colorida (SP 129), Exploração e Topografia. Abismo da Colorida (SP 272), Exploração, Topografia e Plotagem, Gruta da Água Luminosa (SP 307), Topografia, Gruta do Arcão (SP 308), Exploração, Topografia e Plotagem, Gruta do Arcão II, Descoberta, Exploração, Plotagem e Topografia, Gruta do Fóssil Desconhecido (SP 246) Exploração, Plotagem e Topografia, Gruta do Fendão (SP 239), Topografia.

GPME: Adilson Macari Teixeira, Carlos Eduardo Martins (Caê), Daisy Cirino de Oliveira, Eduardo Bosse de Arruda Penteado (Porteira), Ericson Cernawsky Igual (OvO), Gilson Tinen (GilSan), Irene Alves Ribeiro, Patrícia Lucia Pereira (Paty) e Renato Dias de Souza (Kabelo).

PEI: Aparecido Dias de Oliveira, Jéssica Alves de Oliveira, Ludiane Vitor de Oliveira e Sueli Vitor Pereira

UFSCAR (Sorocaba): Pedro Rodrigues Busana e Raphael Machado Santos.

Participação: Elisângela de Morais Silva, Jairo Rodrigues de Freitas

 

Saiba mais sobre o histórico do GPME em Intervales:

Levantamentos topográficos em Intervales – Resumo de trabalho apresentado no Carste 2009 –  III Encontro Brasileiro de Estudos do Carste, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / SESC, São Carlos – SP. De 30/10/2009 a 02/11/2009

Galeria de fotos:

Nossa ilustre visitante matinal

 

Gruta do Fóssil Desconhecido

 

Entrada intermediária da Gruta do Fóssil Desconhecido

 

Aracnídeo na Gruta do Fóssil Desconhecido

 

Confraternização na Casa do Sr. José Flóido

 

Sr. José Flóido e seu neto fazendo dupla

 

Gruta da Água Luminosa

 

Gruta da Água Luminosa

 

Gruta da Água Luminosa

 

Gruta da Água Luminosa

 

Gruta do Arcão

 

Hora do lanche nas proximidades da Gruta do Arcão

 

Gruta do Arcão

 

Gruta do Arcão

 

Escalada da cachoeira da Gruta do Arcão

 

Escalada da cachoeira da Gruta do Arcão

 

Gruta do Arcão

 

Gruta do Fendão

5 Comments

  1. Nina 29/02/2012 at 08:53 - Reply

    Nosssa super lindas as fotos, adorei.
    Não tem preço a felicidade de voces nas fotos.
    Parabens a todos por mais esta cavernada.

    bj da Nina

  2. Jan Pierre 01/03/2012 at 20:41 - Reply

    Parabéns pessoal pelas fotos. Trabalhos magníficos!

Leave A Comment

*