GPME realiza Treinamento de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, dentro da agenda de retomada de atividades.

Turma do curso reunida (máscaras retiradas exclusivamente para a realização desse registro fotográfico) – Foto: Acervo GPME

Comportamento seguro, chave para atividades com retorno feliz, gratificante!

Por longos dois anos o GPME paralisou a maior parte de suas atividades em decorrência da Pandemia Mundial de Covid-19. Somente pequenas atividades, com poucos integrantes e cuidados sanitários rolaram nesse tempo.

Boatos circularam pelo meio espeleológico que o GPME havia se dissipado, que o grupo estava inativando-se, que isso, que aquilo… Mas se tratava apenas de Comportamento Seguro!

Nesse período, usando como argumentação os tais boatos, alguns grupos de espeleologia sem noção do que seja a ética espeleológica, sendo mais exato pseudogrupos, se ocuparam ou tentaram ocupar áreas de trabalho do GPME, algumas historicamente trabalhadas pelo GPME, desde sua fundação.

Mas trataremos disso adiante, em textos direcionados para essas questões éticas…

Agora o foco é Comportamento Seguro!

Aula rolando, todos de máscara, a Pandemia não acabou… – Foto: Acervo GPME

Nossa paralisação durante a Pandemia, que ainda está em curso, sem absolutamente nenhuma transmissão interna da Covid-19, sem nenhum integrante do grupo retransmitindo para seus entes queridos, sem nenhuma vida em risco, faz parte dessa filosofia do Comportamento Seguro.

Em 2022, com quatro doses no braço, consideramos que o momento de retomada das atividades estava chegando, e pouco a pouco fomos ampliando atividades e equipes. Nossas atividades estão fervilhando de resultados, mapeamentos, e a agenda promete!

Ironicamente, foi em plena Pandemia que o GPME teve seu maior crescimento social da história do grupo, com adesão de 20 novos integrantes. Integrantes que se aproximaram através das pequenas atividades realizadas e das atividades recentes de retomada.

O aporte de novos integrantes e a retomada de atividades trouxe a tona nossa preocupação com a questão segurança e qualificação geral. Dar combustível para os novos e reaquecer os motores dos antigos integrantes. Nosso calendário de 2023 já está repleto de agendamentos de saídas e… Cursos e mais cursos!

CBC (Curso Básico de Cavernas) interno, módulos de Topografia e Espeleometria, Vertical, Resgate e tantas outras temáticas que fazem parte da rotina do grupo.

E voltando para o inicio desse texto, começamos no último final de semana, com nossas ações de qualificação dentro da filosofia de comportamento seguro. Acreditamos que quanto maior o conhecimento sobre técnicas de Primeiros Socorros e Resgate, com os riscos e dificuldades ampliadas no ambiente subterrâneo e entorno, maior a conscientização em campo e consequente Comportamento Seguro.

Nossa primeira atividade foi um Treinamento de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, ministrado na estrutura do nosso parceiro Casarão de Itu, nesse ultimo domingo, dia 04 de dezembro de 2022, coordenado e administrado pelo integrante Marcelo Vicente Ribeiro (Instrutor NSC – National Safety Council), contando com a participação de 30 pessoas. Todos participantes com máscaras, pois a Pandemia não acabou!

Esse primeiro módulo de qualificação focou os elementos básico dos Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, mas nossa agenda de treinamentos prossegue prevista em evolução gradativa, em módulos avançados, culminando com a realização de simulado de Espeleoresgate.

Agradecimentos especiais para o parceiro Casarão de Itu pela colaboração em mais uma atividade do GPME e para o integrante Marcelo Vicente Ribeiro por dividir seus conhecimentos preciosos aos demais integrantes do grupo, aspirantes a integrantes e demais convidados!

Atividade encerrada em clima de final de ano, que venha 2023! – Foto: Acervo GPME
2023-05-03T09:54:09-03:00 Categories: Geral|0 Comments

Leave A Comment