A Caverna de Santana (Caverna do Roncador) foi descrita pelo alemão Sigismund Ernst Richard KRONE em 1909, e identificada como nº 41 em uma lista das cavernas conhecidas no estado de São Paulo na época. Apesar de não explorada na ocasião, foi sugerida como potencial para ser uma das maiores cavernas do estado de São Paulo.
Em 1975 os integrantes do CEU (Centro Excursionista Universitário) durante a Operação Tatus (experiência de permanência subterrânea e cronobiologia de 15 dias realizada na Caverna de Santana) descobriram o Salão Taqueupa, ícone de uma rede de galerias denominada Rede Tatus, reconhecida pela variedade e profusão de espeleotemas raros, delicados e belos.
Desde então, as descobertas posteriores na caverna se limitaram a galerias ou pequenas salas.
A continuidade da nova topografia em andamento desde 2007 pelo GPME (Grupo Pierre Martin de Espeleologia) cada vez mais apresenta obstáculos que vão além da simples exploração horizontal. Com todo o desenvolvimento com predominância horizontal praticamente mapeado, entramos em uma nova fase do Projeto Caverna de Santana. A exploração vertical…
No decorrer do feriado de 7 de setembro de 2012, 37 anos após a realização da Operação Tatus, uma escalada alcançou e descobriu um amplo salão inédito, que recebeu a denominação Pierre Martin (1932 – 1986), em homenagem ao principal explorador da caverna, que completaria 80 anos em 2012.
O Salão Pierre Martin foi mapeado no dia 13 de Outubro de 2012 e revelou uma área de aproximadamente 1.200 metros quadrados e um desenvolvimento de 93 metros (projeção horizontal) considerando as galerias laterais. Duas galerias superiores ainda não acessadas no interior do salão são o objetivo da próxima atividade de escalada, entre outras por toda caverna.
Atualmente a Caverna de Santana, com os dados da nova topografia em andamento pelo GPME, está com os seguintes dados de desenvolvimento junto ao CNC-SBE:
- 8.255 metros (Projeção Horizontal)
- 8.421 metros (Desenvolvimento Linear)
- 63 metros (Desnível)
A descoberta do Salão Pierre Martin, localizado em ponto aonde não se conhecia nenhuma galeria ou salão superior, confirmam a hipótese histórica sugerida por Manoel Marques da existência de redes superiores fósseis associadas ao trecho inicial da caverna.
O acesso vertical, em lance de 19 metros, revela não apenas um novo salão, mas uma riqueza de espeleotemas que o colocam como um dos mais belos da Caverna de Santana, ou Sant´Anna, como Pierre Martin preferia chamar.
Confira a galeria de fotos:
Parabens ao grupo!
Valeu Lina!!!
Abraços
Realmente, a Caverna de Santana é deslumbrante em sua beleza impar. A riqueza de espeleotemas é
exuberante… Precisamos preservá-la ao máximo e deixá-la longe dos “predadores” humanos…
Olá Marlene,
Nesse sentido não divulgamos a posição exata do salão, não é um espaço que seja apto a visitação, a fragilidade é imensa, deve ser restrito apenas para pesquisas.
Abraços
PARABENS A TODOS QUE PARTICIPARAM DA DESCOBERTA!!!
As fotos estao incriveis.. abri no meu computador e fiquei simplesmente sem palavras.
incrivel
Valeu Gustavo!!!
Abraços
Não podia ser em outra caverna, tinha de ser na Sant’Anna. Maravilhosas formações, parabéns pela descoberta….abs. Gegê
Olá Gegê, valeu!!!
Pierre deve estar orgulhoso!!!
Abraços
Quando soube da descoberta desse novo salão na Santana achei surpreendente.
Agora vendo um pouco das formações considero mais surpreendente ainda essa descoberta.
Parabéns ao GPME…Uma homenagem e tanto ao saudoso Pierre Martin.
Abs. Maurício Marinho
Olá Maurício,
Acreditamos que muitas descobertas ainda estão por vir, temos uma lista de justas homenagens a muitos que se dedicaram a caverna.
Valeu pelas parabenizações!!!
Abraços
PS: E da próxima vez não fica em casa e vem com a gente!!! 🙂
eu ja conhecia este salão !!!
Puxa Jeovani,
A gente teve que fazer uma escalada tão complicada, se soubéssemos que existia uma caminho já conhecido teríamos evitado o risco. 🙂
Abraços
brincadeira pessoal
Mas sou guia do petar ok e queria saber mais como esta sendo a exploração desta caverna curiosidade vcs poderiam abrir espaçoO para os guias tarem conhecendoO esta nova parte da caverna pois o guia faz parte de muitas descobertas pois somos moradores local do bairro serra e não temos esse tipoO de informação ok retorna informação é aprendizadoOmuitoO obrigadoO
Olá Jeovani,
Sempre convidamos os monitores a participar de nossas explorações e topografias, vcs serão sempre bem vindos!!!
Muitos monitores já nos acompanharam em nossas atividades.
Estamos preparando uma apresentação do andamento dos trabalhos na Caverna de Santana para apresentar a comunidade, temos como princípio a democratização das informações.
Abraços
Parabéns a todo o grupo GPME pelo brilhante trabalho na Caverna Santana.
Grande Kupa, valeu!!!
Abraços
Caraca… qual deve ter sido o tamanho da emoção heim Ericson, não é todo dia que se faz uma descoberta dessa.
Beleza Willian,
No dia da descoberta eu fiquei apenas na parte de baixo, observando a escalada do Daniel de Souza e Marcelo Vazzoler, que fizeram a primeira exploração do salão. Só conheci nesse ultimo feriado quando fomos mapear. Mas valorizamos muito a conquista coletiva e de baixo eu vibrava com a descrição deles. Foi um grande dia!!!
Abraços
Valeu moçada, ótima sugestão do nome do salão, por favor coloque mais fotos no blog.
Olá Ricardo,
Pierre merecia ter sua memória eternizada nessa caverna.
Temos uma lista de justas homenagens, agora é torcer para novas descobertas!!!
Não tiramos muitas fotos nessa ocasião, a topografia consumiu a maior parte do tempo, mas na próxima atividade de escaladas internas do salão vamos caprichar.
Abraços
QUERIDO ERICSON !!!
Que alegrìa saber que esa maravillosa caverna sigue brindandonos los nagnificos espeleo temas que hace años ya conoci con el Guia del Petar Jose Lopez Reis ( el Querido Pedro Comerio fue quien me prsento ante Jose Das Grutas) y nos volvimos a reencontrar alli con la aguerrida espeleologa AdreaYida Mattos mientras atendia las medidas del reguimen hidrologico de Santa Ana.
Felicitaciones,reciban todos nuestro grande espeleo abrazo.
Livio
Olá Lívio,
Muito bom receber seu contato!!!
A história da exploração da Santana é muito rica e envolve dezenas de pessoas. Essa descoberta é um presente para todos que se dedicaram a documentação da caverna. Na medida do possível, e das descobertas, vamos homenagear outras pessoas.
Abraços
Olá pessoal !!! Parabéns pelo trabalho feito na Caverna Santana no Parque Petar localizado no município de Iporanga e também parabéns pelo site, estamos reproduzindo a reportagem no nosso Blog…
abçoss
Olá Nilton,
Somos gratos pelo reconhecimento, valeu!!!
É um prazer dividir essa alegria com todo comunidade de Iporanga e região!!!
Abraços
Ericson e grupo.. Parabens demais!! fotos lindas. Espero conseguir acabar com a faculdade antes dela acabar comigo para poder voltar a frequentar lugares assim e derepente até contribuir com as explorações.
grande abraço
Olá Gustavo,
Valeu pelo reconhecimento!!!
Aquele velho convite para colaborar nas escaladas continua em pé.
Abraços
Parabéns GPME
A busca por lugares como esse é um dos fatores que desenvolve as técnicas de exploração. Tudo é movido pela curiosidade humana, e pela vontade de superar desafios. Parabéns para toda a equipe em especial para o Daniel e o Marcelo que tiveram técnica e ousaram a vencer o desafio da escalada.
Um belo achado.
Bero
Olá Bero,
Valeu,somos gratos pelo reconhecimento!!!
Estamos repassando os parabéns especiais ao Daniel e ao Marcello.
Abraços
PARABÉNS AO GRUPO E PRINCIPALMENTE AOS COLEGAS ESPELEÓLOGOS QUE TIVERAM O FARO E O FELLING CAVERNÍCOLA PARA O DESCOBRIMENTO. pARABÉNS A TODOS E GRANDE SUCESSO.
Olá Emerson,
Muito bom receber teu contato, valeu pelo reconhecimento!!!
O GPME e o GRAPE ainda tem aquela pendência histórica em mapear a Gruta Wagner Monteiro e entregar o mapa homenagem a família.
Vamos agitar!!!
Abraços
Olá Ericson, parabéns a todo o GPME e as equipes envolvidas nos trabalhos. Que legal mais esta descoberta para Santana e região, valeu o esforço. As fotos ficarão ótimas.
Abço.
Olá Nizio,
Valeu pelo reconhecimento!!!
Abraços
Parabéns GPME,certamente a melhor homenagem que o Pierre Martin poderia desejar.E é muito bom saber de novas maravilhas na nossa querida Caverna de Santana conforme se vê nas fotos.Continuem que tem mais…estamos na torcida.Abraços.Clayton
Olá Clayton,
Pierre tinha uma paixão especial pela Caverna de Santana e merecia ter sua memória eternizada.
Valeu pelo reconhecimento e torcida!!!
Estamos ralando para ampliar o desenvolvimento e documentar ao máximo a caverna, é trabalho para muitos anos, mas o resultado vai valer a pena, como já está valendo.
Abraços
Parabéns a todo do GPME! Muito legal esta nova descoberta!
Beleza Festa, tudo bom?
Valeu pelo reconhecimento!!!
Abraços
Ericson
Conheço toda a caverna de santana e já participei de expedições com Pierre Martin (conheçi muito esta figura).
Fico feliz com a descoberta e já estou curioso para atacar o local.
Feliz fiquei com a homenagem ao Grande Pierre Martin (ele mereçe muito mais).
abraços
Aristeu Vilella
Oi Ericson,
Parabens pela descoberta! Eh fantastico saber que voces continuam explorando a nossa velha Santana que, a pouco e pouco, la nos vai revelando seus muito bem guardados segredos. E tambem eh fantastico ver os nome do meu amigo Aristeu, mas nao so! Livio!!! Seu arqueologo louco, eh incrivel, voce ainda continua vindo para a regiao? Eu nao me esqueci que voce tem uma casa la em Cabo Polonio!! Nos aguarde!!
Parabens mais uma vez Ericson e abracos a todos daqui de longe.
To (Grupo de Espeleo de Apiai)
Parabéns Ericsão!!!! Parabéns GPME!!!!
Com certeza é o merecido prêmio por todo trabalho que vocês vem realizando.
Acredito que seja o sonho de todo espeleólogo.
Parabéns pela realização!!!!
Abração!!!!
Mauro de Oliveira Neto
poxa, gostei mesmo das fotos, calcita bem clarinha em formação, muito lindoo
Parabéns, guerreiros! Muito orgulho do trabalho de vocês, viu!!
Parabéns a equipe.
Finalmente um descoberta digna de Pierre A. A. Martin.
Que seja imortalizada assim como seu nome.
Dercio A. Menezes (grupo Opiliões)
Belos espeleotemas, fotos belíssimas.