Palestra, Slides e Filme Expedição Goiás 2013 – GPME: Terça-feira, 06 de Agosto de 2013

Selo Expedição Goiás GPME 2013Olá a todos,

Temos reunião do GPME na próxima terça-feira, dia 06 de Agosto de 2013, com as seguintes apresentações:

21:00 – Palestra / Slides Expedição Goiás 2013 – GPME

21:30 – Filme Expedição Goiás 2013 – GPME

Local: Casa Academus, Rua Afonso Celso, n° 901 – A (Quase na esquina com a Rua Loefgreen, um quarteirão do Metro Santa Cruz, atrás do Colégio Arquidiocesano)

Reunião: A partir das 20:00

 

“Expedição Goiás 2013 – GPME”

Em 2007 o GPME teve seu primeiro contato com o município de Posse – GO, a partir de atividade conjunta com espeleobiólogos do Laboratório de Fauna Subterrânea da USP coordenado pela Professora Doutora Eleonora Trajano e do Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar coordenado pela Professora Doutora Maria Elina Bichuette, que tinham como objetivo verificar cavidades identificadas pelo CECAV – GO com ocorrência de possíveis novas espécies, entre elas posteriormente descrita Aspidora Albater.

Na ocasião a presença do GPME foi solicitada para analisar a documentação topográfica das cavidades, a fim de complementar os futuros estudos de fauna subterrânea.

Flor de CalcárioO histórico espeleológico de Posse não era animador, os cadastros listavam apenas cavidades de pequeno desenvolvimento e as poucas expedições que visaram o município no começo da década de 70 descreviam a área sem perspectivas de grande potencial espeleológico.

Mas as duas primeiras cavidades visitadas em 2007 surpreenderam com amplos desenvolvimentos e apontaram para a existência de um possível sistema de maiores proporções.

Conscientes dessa nova realidade planejamos uma atuação na região, efetivada na pratica em Julho de 2011, colhendo resultados muito positivos, e a partir de então determinamos o município como área de atuação sistemática do grupo.

Retornamos em 2102, em equipe com apenas cinco integrantes, focando as atividades no Sistema Anésio – Russão e Lapa do Sumidouro, com resultados acimas das expectativas.

Agora em 2013 deslocamos um grupo com maior número de integrantes, 14 pessoas, ampliado com a adesão do Bombeiro Espeleólogo Marcelo Peregrino, que nos acompanhou oficialmente representando a 3ª Companhia de Bombeiros de Posse – GO, sendo inclusive notícia no site oficial dos Bombeiros Militares do Estado de Goiás e disponibilizado em nosso blog:

Bombeiros Militares de Posse-GO apoiam expedição de exploração de cavernas realizada pelo GPME

Focamos as atividades exclusivamente no Sistema Anésio – Russão, com resultados surpreendentes.

Venha dividir as boas lembranças, experiências e resultados da expedição conosco! 

 

ExpeGoias2013

Leave A Comment