Descoberta na Gruta Areias de Baixo – Galeria Dia D

Após quase dois anos sem acesso a Gruta das Areias de Baixo (Areias II) por conta do processo de desafetação do Quilombo de Bombas e mudanças de gestão do PETAR, no dia 1° de Maio retomamos as atividades paralisadas em 2012.

Tínhamos como objetivo verificar as condições das bases topográficas, muitas desaparecidas, a fim de conectar continuidades já identificadas, assim como explorar possíveis galerias superiores observadas anteriormente.

Seguimos até a última base do trecho já topografado, e no retorno dedicamos em explorar as laterais do conduto do rio e identificar todas as possibilidades superiores. Praticamente todas exigiam escaladas artificiais, e nessa ocasião, em especial, não era o objetivo. Em breve novidades a respeito de uma desses pontos…

Mas em nossa ultima atividade em 2012, havíamos identificado uma continuidade de acesso simples, relativamente próxima da entrada e que seria o objetivo final desse dia do trabalho. Nossas suspeitas se confirmaram e retornamos com uma descoberta significativa:

Galeria Dia D

Uma ampla galeria lateral, superior, paralela a galeria do rio, com três pontos de conexão. Seu acesso mais simples exige uma pequena escalada que alcança a parte central da galeria, retornando ao rio nas extremidades em pontos mais elevados e com acesso totalmente vertical. Foram observadas continuidades verticais que exigem escaladas artificiais no interior da galeria.

Não foi possível efetuar a topografia devido ao horário, por isso fizemos um croquís de memória para ilustrar provisoriamente a descoberta. A Galeria Dia D vai agregar aproximadamente 150 metros  no desenvolvimento da Gruta das Areias de Baixo elevando seu desenvolvimento para aproximadamente 1.880 metros. No entanto, na ultima atividade de 2012 a equipe de exploração descobriu continuidade significativa na galeria do rio, superior a 600 metros.

DiaD

Com o acesso novamente autorizado a exploração e documentação da Gruta das Areias de Baixo promete um significativo crescimento no desenvolvimento dessa importante cavidade e do Sistema Areias como um todo, explorado pelo GPME desde o começo da década de 90.

Saiba mais sobre a atividade do feriado de 1° de Maio:

Breve relato GPME: PETAR, Feriado de 1° de Maio de 2014 (Galeria de fotos)

Leave A Comment