Primeira AICOM (ÁREA IMPORTANTE PARA A CONSERVACÃO DE MORCEGOS) é certificada no Brasil

RELCOMMorcegos brasileiros comemoram!

No ultimo dia 17 foi aprovada e certificada pela RELCOM (Red Latinoamericana para la Conservación de los Murciélagos), sob o código A-BR-001, a primeira AICOM (ÁREA IMPORTANTE PARA A CONSERVACÃO DE MORCEGOS) do Brasil.

O certificado abrange a área denominada Alto Ribeira e Alto Paranapanema, englobando o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), PEI (Parque Estadual Intervales) e área de entorno que é parcialmente abrangida pelas respectivas Zonas de Amortecimento dos citados Parques.

As AICOMs são áreas criadas para garantir a conservação das inúmeras espécies de morcegos, certificadas a partir de critérios rígidos, com a finalidade de proteger o ambiente que abriga espécies ameaçadas de extinção, espécies endêmicas, migratórias e raras ou com dados deficientes e  importantes para o funcionamento dos ecossistemas, incluindo espécies que ocupam pequenas distâncias ou com distribuição restrita.

A prioridade sobre a gestão e operação de uma AICOM segue critérios baseados na pressão sobre o meio ambiente, considerando a taxa de perda do habitat e respectiva modificação ou fragmentação dos mesmos e podem abranger áreas sem uma efetiva proteção e áreas protegidas (Unidades de Conservação, APAs, etc.).

Uma outra modalidade de proteção denomina-se SICOM (SITIO IMPORTANTE PARA A CONSERVACÃO DE MORCEGOS), que abrange áreas menores e locais específicos, contendo populações de morcegos de importância para conservação. Podem ser cavernas isoladas, abrigos naturais ou mesmo estruturas geradas pelo homem (casas, pontes, túneis, minas abandonadas). As SICOMs, da mesma forma que as AICOMs, devem promover as mesmas diretrizes que visem a proteção e manejo adequado dos morcegos.

Após certificadas, as AICOMs e SICOMs sugerem ações de conservação como criação de Unidades de Conservação em áreas não protegidas, desenvolvimento de planos de manejo, envolvimento das comunidades locais no manejo e gestão, pesquisa e monitoramento, educação, comunicação, e manejo das populações de morcegos.

AICOM Alto Ribeira e Alto Paranapanema (A-BR-001)

A primeira AICOM Brasileira, localizada no Estado de São Paulo, foi proposta pela Professora Doutora Eleonora Trajano (Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e PCMBr), uma das maiores especialistas em espeleobiologia do mundo, com contribuição dos espeleólogos Maurício de Alcântara Marinho (Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo / Grupo Pierre Martin de Espeleologia) e Ericson Cernawsky Igual (Grupo Pierre Martin de Espeleologia), em colaboração ao Programa para a Conservação dos Morcegos Brasileiros (PCMBr).

Sua criação reforça outros instrumentos de conservação ambiental e interação com as comunidades locais das regiões do Alto Paranapanema e Alto Ribeira, bem como aponta para o fortalecimento de pesquisas e maior engajamento da sociedade quanto a necessidade de proteger as populações de morcegos, que desempenham importância vital na manutenção de ecossistemas incluindo a polinização, entre outras funções ecológicas.

A proposta da AICOM Ato Ribeira e Alto Paranapanema está disponível para download:

Saiba mais sobre as AICOMs, SICOMs e a A-BR-001:

O GPME tem orgulho em ter colaborado com a criação da 1ª AICOM Brasileira e está consciente do trabalho que tem pela frente, em prol da ciência e da conservação do patrimônio espeleológico brasileiro!

Dentro dessa filosofia, o GPME apoia e colabora com dezenas de projetos científicos, em parceria com alguns dos mais importantes pesquisadores de cavernas do Brasil. 

Localização da AICOM Alto Ribeira e Alto Paranapanema (A-BR-001)

Localização da AICOM Alto Ribeira e Alto Paranapanema (A-BR-001)

Leave A Comment