Maior caverna de granito do Brasil fica em Itu

Fonte: Prefeitura da Estância Turística de Itu

Fotos: AI/Prefeitura Itu

O prefeito Herculano Passos Junior esteve na manhã da última sexta-feira (17/06), no Camping Casarão, onde visitou a maior caverna de granito do Brasil e do hemisfério sul. A caverna é considerada a sexta maior do mundo, desse tipo, e foi descoberta durante estudos realizados na Gruta do Riacho Subterrâneo, localizada no interior do camping.

O prefeito Herculano manifestou total apoio à exploração da caverna, tanto para estudos, como na área de turismo. Herculano salientou que o local é área de preservação ambiental, o que impede a exploração de granito e de rochas, além da instalação de indústrias poluidoras às margens da rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (Itu-Jundiaí).

A visita foi monitorada por um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta, e contou com a presença do vereador Dito Roque, dos secretários municipais de Administração, Antonio Luiz Carvalho Gomes, de Meio Ambiente, Patrícia Otero, de Turismo, Lazer e Eventos, Osmar Barbosa e de Cultura, Jonas Soares, além do diretor da Agência Reguladoras dos Serviços Delegados de Itu, o geólogo Mauricio Dantas. Outros pesquisadores e interessados na descoberta, também estiveram presentes no local.

A medida da caverna, registrada até o momento, é de 1249 metros lineares. Além disso, já foram encontradas no local, mais de cem espécies de animais, de morcegos a crustáceos, sendo que, duas espécies são de besouros residentes somente no interior da gruta.

A exploração e mapeamento do local são contínuos e os especialistas acreditam que a caverna possa ter o dobro do tamanho atual, vindo a superar a Bat Cave, localizada no estado americano da Carolina do Norte, que possui 1693 metros, e assumindo a terceira colocação no ranking mundial.

One Comment

  1. […] Maior caverna de granito do Brasil fica em Itu […]

Leave A Comment