Maior inseto subterrâneo terrestre da Europa descoberto no Algarve (Portugal)

Fonte: RTP Notícias

O maior inseto subterrâneo terrestre da Europa foi descoberto nas grutas do Algarve pela bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira, aumentando para sete as espécies novas descobertas em Portugal.

Vulgarmente conhecido como ‘peixinhos-de-prata’ ou ‘traças-dos-livros’, o inseto tem o nome científico de Squamatinia algharbica e, segundo a bióloga Sofia Reboleira, “tem a particularidade de ser o maior inseto subterrâneo da Europa e o segundo maior tisanuro do mundo”.

Com três centímetros de comprimento, sem olhos, despigmentado e possuindo apêndices como antenas e cercos “extremamente desenvolvidos”, o inseto é um novo género e uma nova espécie, que “vive apenas nas grutas do Algarve, desenvolvendo todo o seu ciclo de vida no meio subterrâneo e não sobrevivendo no exterior”, explica a bióloga.

Trata-se, de acordo com Sofia Reboleira, de “uma relíquia biogeográfica, que terá sobrevivido a vários episódios de alterações climáticas, refugiado no meio subterrâneo” que habita, ou seja, nas mesmas cavidades de grutas do maciço algarvio onde a bióloga descobriu igualmente um pseudoescorpião gigante, descrito em 2010.

A descoberta ocorreu no âmbito do doutoramento de Ana Sofia Reboleira no Departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, orientado pelos professores Fernando Gonçalves (do Departamento de Biologia da mesma universidade) e Pedro Oromí, da Universidade de La laguna, Espanha.

Com esta aumentam para sete as novas espécies já descritas pela investigadora e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia que tem contribuído para o reforço do património biológico de Portugal e alertado para a importância destas espécies como “um valor natural em risco pela falta de medidas específicas de proteção para os habitats subterrâneos”.

A descrição do inseto foi há poucos dias publicada na revista científica da especialidade Zootaxa, descrito com o entomólogo Luís Mendes, do Instituto de Investigação Científica e Tropical.

Leave A Comment