No último dia 12 de maio ocorreu no Anfiteatro do Instituto de Biociências – USP o evento Homenagem 80 Anos de Pierre Martin, promovido pelo Grupo Pierre Martin de Espeleologia em parceria com o Grupo Espeleológico “Os Opiliões”, com a participação de 52 pessoas.
Pierre Martin, nascido em Lyon – França e radicado no Brasil por volta de 1950, foi um dos pioneiros da espeleologia paulista e brasileira. Com grande capacidade e senso de organização, empreendeu as primeiras expedições espeleológicas no Brasil, ajudou a fundar e a estruturar a Sociedade Brasileira de Espeleologia e grupos de espeleologia em diversos estados. Pierre faleceu precocemente em 1986 deixando várias lições para os que tentam trilhar seu caminho.
A ocasião contou com a presença de figuras históricas da espeleologia paulista e brasileira, pesquisadores renomados na área de biociências e geociências, com um grande número de associados do GPME. O ponto alto do evento foi a presença de Albert Martin, filho de Pierre Martin, homenageado do dia.
O dia de homenagens começou com uma sessão de fotos históricas com a trajetória do espeleólogo Pierre Martin. Em meio às fotos, foram exaltadas a capacidade organizativa, empreendedora, responsável, respeitosa e companheira que revelou aos poucos um líder nato.
Na sequência uma apresentação sobre a Grotte de Jujurieux, primeira cavidade explorada por Pierre Martin, preparada por Bernard Chirol do Groupe Speleo Hauteville-Lompnes especificamente para o evento, apresentada e traduzida por Albert Martin.
Os ex-companheiros de Pierre Martin que compareceram ao evento; Jairo Augusto Vasconcelos Reis (Fundador SBE nº 3) e esposa, Roberto Avari, Clayton Ferreira Lino, Honório de Mello Sylos Junior, Mauricio Alcântara Marinho, assim como a Professora Eleonora Trajano, falaram à plateia relembrando com saudade de suas experiências com o ilustre homenageado.
Muitos dos amigos que não conseguiram participar; Cleon Marcondes Castro, Luiz Carlos de Alcântara Marinho (Fundador SBE – Sócio nº 7), Ignez Gomes Guimarães (Fundadora SBE nº 9), Salvator Licco Haim (Fundador SBE nº 10) e Washington Simões, enviaram suas homenagens por escrito, assim como pessoas que não conheceram Pierre Martin pessoalmente, mas declararam a admiração por escrito; José Mário Budny e Laís Luana Massuqueto em nome do GUPE – Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas com carta enviada por Pierre Martin ao grupo em 1986, e Marcelo Rasteiro representando a atual gestão da Sociedade Brasileira de Espeleologia. Todas as mensagens foram lidas na íntegra com elevado teor emocional.
A ultima apresentação do evento foi a conquista do ponto denominado Vert 7, um dos 12 pontos de escaladas identificados ao longo do conduto do rio da Caverna de Sant’Anna, inserido na nova fase de documentação da caverna que visa a exploração e mapeamento vertical. A conquista do Vert 7 foi bem sucedida, com uma nova galeria ampla e com potencial de longa continuidade e identificada como GALERIA PIERRE MARTIN. Em breve postaremos maiores informações a respeito.
O pronunciamento de Albert Martin nos brindou com histórias da figura de Pierre Martin para além do contexto espeleológico, revelando a faceta do homem por trás do espeleólogo. Para fechar o evento com chave de ouro, Albert recebeu das mãos de Ericson Cernawsky Igual, secretário do GPME, as placas que simbolizam o título de sócio emérito concedido a ele, à sua mãe, Sra. Bruna Martin e à sua irmã, Sra. Christine Martin, respectivamente esposa e filha de Pierre Martin.
Durante todo o evento o Pot Au Feu, especialidade culinária de Pierre Martin nas viagens e expedições espeleológicas foi constantemente citado, com as “peculariedades” de seu preparo. A panela que Pierre preparava o prato no velho “Rancho do Bethary” ainda existe e será especialmente reativada numa cerimônia simbólica de preparo do Pot Au Feu a moda do chef.
Todo o material produzido para o evento, assim como todos os depoimentos serão publicados na próxima edição (nº 3) do Boletim Eletrônico Teto Baixo, Edição Especial GPME 25 Anos / Pierre Martin 80 Anos.
Durante a programação foi anunciado o projeto do GPME, já em andamento, da produção da Biografia de Pierre Martin e da História da Espeleologia Paulista.
Após o evento os participantes se deslocaram para o Dueto – Bar do Holandês, para uma animada confraternização que se alongou até as 01:00 da manhã do domingo.
Lamentamos a ausência de Geraldo Bergamo Filho (Fundador SBE nº 16) e Joaquim Justino dos Santos (JJ) que por motivos de saúde não puderam participar da ocasião. Ambos tiveram grande importância e participação na organização do evento, além do intenso convívio com Pierre Martin. Nossos sinceros agradecimentos e desejo pelo rápido reestabelecimento.
Gostaríamos de agradecer o Instituto de Biociências – USP na pessoa da Professora Dra. Eleonora Trajano, coordenadora do Laboratório de Estudos da Fauna Subterrânea do IB-USP, que além de abrilhantar o evento com sua presença teve fundamental participação na organização.
Agradecemos também às seguintes instituições / responsáveis pelo apoio institucional ao evento: Federação Francesa de Espeleologia (FFS) / Laurence Tanguille (Presidente) e Olivier Vidal (Presidente CREI – Commission Internacional FFS); Fundação Florestal / Donizetti Barbosa Junior – Gerencia Regional Vale do Ribeira e Equipe; Groupe Speleo Hauteville-Lompnes / Bernard Chirol; Laboratório de Estudos Subterrâneos UFSCar / Maria Elina Bichuette; PEI – Parque Estadual Intervales / Paulo Leitão Camarero e Equipe; PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira / Sr. Antônio Modesto Pereira e Equipe; Webventure / Marilin Novak.
A todos, o nosso muito obrigado!
Evento maravilhoso!!! Inesquecível!!!!!!
Muito bacana as fotos!!!
Congratulations for the successful Programme,
Hayatullah Khan Durrani,(President:- Pakistan Cave Research Association)
Congratulations for the successful Programme,
Hayatullah Khan Durrani,(President:- Pakistan Cave Research and Caving Federation)
http://en.wikipedia.org/wiki/Hayatullah_Khan_Durrani
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hayatullah_Khan_Durrani.jpg
Parabéns ao GPME pela realização desse evento que grava de forma indelevel a figura de um dos baluartes da Espeleologia Brasileira. abs. Gegê
Amigo Ericsson: Obrigado por seu envio dos detalhes do evento. Sinto-me orgulhoso por poder participar, ainda que apenas por escrito. Achei ótimas as fotos da galeria, em que estou presente na Cav. Santana, além de detalhes sobre equipamento do Gaulois Gènial!
Abraços – Cleon
– Parabens pela bela e merecida homenagem a este destemido desbravador.
Parabéns GPME a reunião da velha guarda espeleológica foi perfeita!!!!!!
Amigos do GPME
SEM UNIDADE NADA SE CONSEGUE;VCS CONSEGUIRAM MUITO COM SIMPLICIDADE E REFERENCIAL DE UM MARCO HISTORICO DA ESPELEOLOGIA BRASILEIRA
SAUDAÇÕES A PIERRE A. A. MARTIN
MENEZES
Lamentamos nao ter comparecido por estarmos no Canada.
Parabens pelo evento e pela merecida homenagem.
Pierre foi um grande companheiro de cavernas e um amigo
querido, foi ate nosso padrinho de casamento.
Sentimos saudade e as boas lembrancas permanecem.
Parabéns aos organozadores do evento, foi um momento único de aprendizagem, sobre a vida e a contribuição de Pierre Martin á Espeleologia brasileira, a reunião foi descontraída e muito divertida.